Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Alunas de Ponte de Lima participam em concurso de robótica na Alemanha

Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de Freixo

em

Foto: Divulgação

O Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima, foi convidado para participar na Liga de Busca e Salvamento Júnior do Robocup Euro 2019, que se realizará em Hannover, Alemanha, entre os dias 21 e 23 de junho.

O convite é resultado da prestação da equipa no Festival Nacional de Robótica 2019. O projeto traduz-se num robot capaz de efetuar seguimento de linha, com o objetivo de alcançar a área onde as vítimas simuladas devem ser detetadas e salvas, cumprindo um determinado número de tarefas/ações.

“O convite para este evento é um reconhecimento da qualidade do trabalho que os alunos do Clube de Robótica de Freixo têm desenvolvido e apresentado nas competições nacionais, podendo a participação nesta prova europeia permitir uma significativa evolução para novos projetos. Releva ainda o crescente envolvimento nos projetos, com resultados muito positivos, de alunas, contribuindo assim, para a divulgação e motivação das raparigas para o ingresso em áreas de estudo e investigação onde ainda constituem uma minoria, sendo esta equipa constituída apenas por alunas”, diz o Agrupamento de Escolas de Freixo, em comunicado.

A atividades desenvolvidas pelo Clube de Robótica de Freixo visam desenvolver trabalhos tecnológicos idealizados pelos alunos com a coordenação dos professores. Em termos globais, este projeto justifica-se pelo grande interesse por parte dos alunos e por facilitar o desenvolvimento de competências e domínios STEM, em áreas científicas e tecnológicas atuais e de relevância futura, colmatando lacunas na formação dos alunos, em particular, no domínio da literacia tecnológica.

Anúncio

Ponte de Lima

Ponte de Lima: 650 mil euros para eliminar plantas invasoras no rio Lima

Espécies exóticas

em

Rio Lima. Foto: Divulgação / Miguel Costa

A Câmara de Ponte de Lima vai investir, em 2020, 650 mil euros na erradicação de espécies exóticas invasoras no rio Lima, para “potenciar” o turismo e os desportos náuticos, divulgou esta terça-feira o presidente Victor Mendes.

Em declarações à agência Lusa, o autarca do CDS-PP explicou que, daquele montante, 450 mil euros são financiados por fundos do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), sendo o valor restante suportado pela Câmara de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo.

“Os trabalhos de prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras começam em 2020. É uma necessidade urgente avançar com a limpeza do rio Lima quer de invasoras aquáticas, permitindo a aposta no turismo e desportos náuticos, quer de invasoras nas margens e em ilhas no leito do rio, permitindo a melhoria no escoamento das águas, evitando fenómenos de erosão em vários troços do Lima”, explicou Victor Mendes.

Em comunicado, o município explicou que o investimento resulta de uma candidatura apresentada, em agosto, e já aprovada, “com o objetivo geral da restauração ecológica dos espaços alvo da intervenção proposta e da criação de condições para a instalação/recuperação das comunidades autóctones”.

A candidatura vai permitir “a continuidade e consolidação dos trabalhos desenvolvidos no rio Lima, classificado como Sítio de Importância Comunitária (SIC), em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, para controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras terrestres, e, por outro lado, ampliar a área de atuação dos trabalhos anteriormente referidos à totalidade da extensão do SIC Rio Lima, inserida nos limites administrativos do concelho de Ponte de Lima”.

Segundo a autarquia, a “nova candidatura, vai permitir a realização de importantes ações de controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras aquáticas, nomeadamente ‘Myriophyllum aquaticum’ e ‘Egeria densa’, no rio Lima”.

“As ações irão ainda permitir avaliar a eficácia dos métodos aplicados e do impacto real ou potencial sobre espécies e ‘habitats’, bem como definir as condições para a realização de ações de controlo de continuidade e criar/adotar soluções inovadoras de monitorização de espécies exóticas invasoras com vista à prevenção e deteção precoce de focos de dispersão destas espécies no SIC Rio Lima”, sustenta a nota.

A candidatura “integra, também, a realização de atividades sensibilização dos diversos públicos-alvo e divulgação da problemática das espécies exóticas invasoras”.

O rio Lima nasce a 975 metros de altitude, na província de Ourense, na Galiza. Entra no Alto Minho, próximo do Lindoso e de Soajo, e passa por Ponte da Barca e Ponte de Lima, desaguando no oceano Atlântico, em Viana do Castelo, após percorrer um total de 135 quilómetros.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Desabamento de estrutura faz um ferido grave em Ponte de Lima

Em Calvelo

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um homem, com cerca de 50 anos, sofreu ferimentos graves durante a tarde desta segunda-feira na sequência do desabamento de uma estrutura que estava a ser montada numa vacaria, em Calvelo, Ponte de Lima, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

A vítima sofreu lesões ao nível do tórax, sendo assistido e imobilizado no local pela equipa médica da ambulância de Suporte Imediato de Vida de Ponte de Lima, que efetuou o transporte direto do homem para o Hospital de Braga.

Outros dois jovens, de 23 e 26 anos, sofreram ferimentos considerados ligeiros na sequência da queda que estava a ser instalada durante esta tarde. Os Bombeiros de Ponte de Lima transportaram os dois feridos leves para o Hospital de Viana do Castelo.

A GNR registou a ocorrência que teve alerta pelas 15:24, para a Rua de Vilela, freguesia de Calvelo, concelho de Ponte de Lima. A Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Viana também prestou auxílio médico na ocorrência.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Homem ferido em acidente de trator em Ponte de Lima

Em Arcozelo

em

Foto: DR/Arquivo

Um homem ficou hoje ferido devido a um acidente com o trator que conduzia pelas 09:15, em Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, disseram à Lusa fontes da Proteção Civil e dos bombeiros.

De acordo com os Bombeiros de Ponte de Lima, que estiveram no local, na origem do acidente esteve o “capotamento” do trator onde seguia um homem de 35 anos, que ficou ferido e foi transportado ao hospital de Viana do Castelo, estando ainda por apurar a gravidade do seu estado de saúde.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo disse à Lusa que um acidente com um trator provocou um ferido em Ponte de Lima e que o mesmo foi assistido por 14 homens, incluindo a equipa de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

No local estiveram ainda duas viaturas e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida dos bombeiros de Ponte de Lima e a GNR.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares