Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Arquiteto de Ponte de Lima ganha dois prémios no Azerbaijão

Baku International Architecture Award

em

Chalé das Três Esquinas. Foto: DR

A Tiago do Vale Arquitectos, de Ponte de Lima, acabou de ser duplamente distinguida na quarta edição do Prémio Internacional de Arquitectura de Baku, Azerbeijão.

Um dos segredos mais bem guardados da arquitectura está a ser reconstruído em Ponte de Lima

O Chalé das Três Esquinas foi galardoado com o Primeiro Prémio da categoria de Recuperação de Interiores Históricos.

O Espigueiro-Pombal do Cruzeiro foi distinguido com uma Menção Honrosa na categoria de Reabilitação e Reconstrução de Edifícios Históricos.

Arquiteto de Ponte de Lima triplamente distinguido em competição de Nova Iorque

O Baku International Architecture Award é um prémio bienal organizado pelo Ministério da Cultura da República do Azerbaijão. A edição deste ano, integrada no programa do Fórum Internacional de Arquitectura, focou-se sobre os temas da reabilitação e reconstrução de património arquitectónico.

Anúncio

Ponte de Lima

“Galo de Barcelos” vai reinar em Ponte de Lima no dia em que são inaugurados dois novos laboratórios

Adega e espaço equipado com câmaras de atmosfera controlada dinâmica e um túnel de congelação vão ser apresentados

em

Foto: DR

O desafio está lançado pela Escola Superior Agrária do IPVC para mais uma edição do Concurso Gastronómico. O evento, que vai já na 23ª edição, desafia os participantes a criar iguarias alusivas ao tema “Galo de Barcelos” para serem degustadas hoje, às 20:00, no Mosteiro de Refóios.

A edição deste ano fica marcada a inauguração de dois novos laboratórios, num investimento a rondar os 300 mil euros.

A adega experimental é um espaço que vai permitir desenvolver investigação na área dos vinhos, espumantes, cerveja, cidra e outras bebidas fermentadas, nomeadamente Kombucha.

Já a ‘Tecnologias Pós-Colheita’ é um laboratório equipado com câmaras de atmosfera controlada dinâmica e um túnel de congelação, que permite desenvolver investigação na área da fruticultura, sobre técnicas de conservação de frutos, permitindo aumentar o tempo de vida útil destes alimentos.

A noite será igualmente aproveitada para alertar para as questões ambientais com a iniciativa ‘Comunicar Ambiente através da Arte’ que se enquadra no âmbito do projeto CAFE – Consciência Ambiental para o Fim da Embalagens, que resultou do concurso – Novo verde – Packaging Universities Award – no qual a ESA foi distinguida com o 1.º prémio (Região Norte).

Assim a noite será abrilhantada com um desfile que contará com a participação de 20 modelos (alunas e professoras da Escola Superior Agrária), que irão vestir peças confecionadas pela artista plástica Maria Luísa Manso, com resíduos de embalagens e outros. Em simultâneo com o desfile, está prevista uma performance artística com a participação da artista Ana Maria Pintor.

Para além do concurso, que culminará com o jantar, haverá espaço para atuações musicais e muita diversão para além da respetiva entrega de prémios.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Fernando Pimenta e a mãe cozinharam ao vivo no Programa da Cristina – vídeo

Imagens: SIC

em

O canoísta limiano Fernando Pimenta e a mãe participaram hoje, como convidados, no popular Programa da Cristina, de Cristina Ferreira.

O vice-campeão olímpico e Rosa Pimenta participaram numa rubrica do popular programa da SIC, onde já esteve, entre outros, o Primeiro-Ministro António Costa.

Recorde-se que Fernando Pimenta é um dos dos cinco campeões de modalidades náuticas que estão a participar na Campanha de Promoção do Consumo de Carapau, uma iniciativa da empresa Docapesca, que está a percorrer várias escolas de todo o país, e que pretende promover a importância de comer peixe junto dos adolescentes.

Foto: Divulgação

Além de Fernando Pimenta, esta iniciativa conta com a colaboração de Francisco Lufinha (kitesurf), Hugo Vau (surf), Joana Pratas (vela) e Teresa Almeida (bodyboard).

Continuar a ler

Ponte de Lima

Ponte de Lima torna cemitério municipal acessível a pessoas com pouca mobilidade

Remodelação “pretende dar uma nova dignidade ao espaço”. Irá custar cerca de 370 mil euros

em

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

A Câmara de Ponte de Lima vai remodelar o cemitério municipal, num investimento de 368.812,87 euros mais IVA, tornando o local acessível a pessoas com mobilidade condicionada, anunciou hoje a autarquia minhota.

Em comunicado, a câmara informou que a intervenção “pretende dar uma nova dignidade ao espaço, requalificando as áreas existentes, quer do interior quer do exterior, devido ao seu mau estado de conservação e falta de funcionalidade”.

A empreitada “pretende melhorar as condições de acesso pedonal e automóvel, tornando o cemitério municipal acessível a pessoas com mobilidade condicionada”, traduzindo-se na “substituição dos pavimentos existentes em terra batida por cubo de granito azul serrado e lajedo de granito azul de Ponte de Lima”, lê-se ainda na nota de imprensa.

A obra de requalificação “incidirá também na substituição da cobertura da capela, e no restauro dos portões existentes” e à “substituição das infraestruturas existentes, nomeadamente de abastecimento e drenagem de águas pluviais e colocação de uma nova infraestrutura de iluminação pública”, acrescenta o comunicado

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares