A Airbus Atlantic prevê uma ampliação da fábrica instalada em Santo Tirso, criando cerca de 250 postos de trabalho na área da fabricação de peças e acessórios para a indústria aeronáutica, anunciou o CEO Cédric Gautier.
- Anúncio -
A multinacional europeia, com ‘quartel-general’ na Holanda e escritórios em França, está a avaliar essa intervenção por considerar que Portugal “é um bom país para se investir”, disse o responsável da empresa aos jornalistas, a propósito da inauguração da primeira unidade em Santo Tirso, que decorre na quarta-feira, com presença de António Costa.
Cédric Gautier, prevendo a fabricação de 75 aeronaves por ano a partir de 2025, explicou à imprensa que a decisão sobre a ampliação da fábrica portuguesa “deverá ser tomada a meio do próximo ano”, uma vez que existe muita procura no mercado por novas aeronaves.
Atualmente, a unidade de Santo Tirso que vai ser agora inaugurada já conta com 130 trabalhadores espalhados por um espaço de 20 mil metros quadrados, num investimento de 40 milhões de euros. Produz peças para os Airbus A320 e A350, entre as quais cadeiras de piloto e asas.
A previsão da multinacional passa pela criação de mais 20 postos de trabalho até final de 2022 e de mais 150 “nos próximos anos”.
Desde 2020, a Airbus Atlantic afirma ter investido mais de 60 milhões de euros no nosso país, junto de fornecedores, e criado cerca de 1.000 empregos (4.000 em conjunto com os fornecedores).
Com 13.000 empregados a nível global, a multinacional europeia conta com fábricas de produção em Portugal, Canadá, Marrocos e Tunísia, num volume de negócios de 3,5 mil milhões de euros.