Agir é cabeça de cartaz da festa de S. Tiago em Celorico de Basto

De 22 a 25 de julho
Agir. Foto: DR

Agir é o cabeça de cartaz das festas em honra de S. Tiago, em Celorico de Basto, que se realizam de 22 a 25 de julho.

No dia 22, sexta-feira, destacam-se o tradicional “Despique de bombos” e o concerto da Cooperartes.

No sábado, dia 23, o dia começa com a realização do Giro de Basto, um passeio de cicloturismo, que promove a prática desportiva aliada à descoberta do concelho. Neste dia, o grupo local “Omnis” fará a animação da festa, seguindo-se a atuação de Agir.

A festa continua com o São Tiago toda a Noite – A festa dentro das festas, com a atuação de vários DJ’s na pista de dança instalada na Casa do Prado e a tradicional sessão de fogo-de-artifício.

Domingo é o dia dedicado à tradição. De manhã, a Praça Albino Alves Pereira recebe a partida da corrida de S.Tiago.

Cartaz

Durante a tarde, a Banda de Música de Santa Tecla faz a sua atuação antes do momento alto das festas, o cortejo etnográfico, um espetáculo que envolve todas as freguesias deste concelho, onde são retratados os seus usos, costumes e tradições. Segue-se a tradicional merenda de S.Tiago, envolvendo todos os participantes no cortejo e o Festival de Folclore que junta todos os grupos do concelho.

As festas encerram no dia 25, dia de feriado municipal, com a realização de uma eucaristia em honra de S.Tiago e no final da tarde decorrem as marchas populares do programa “Celorico a Mexer”.

“Temos um conjunto alargado de atividades, dirigidas a vários públicos. Serão quatro dias de festa focados na celebração de Celorico de Basto. Este regresso das festas do concelho é um momento muito aguardado pelo município e pela população. É o momento em que celebramos as nossas tradições, com a realização de atividades desportivas, culturais que reforçam o sentimento de pertença da nossa população e mostram a nossa identidade a quem nos visita”, considera o presidente da autarquia, José Peixoto Lima, citado em comunicado da autarquia.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Mário Ferreira constituído arguido por causa de negócio com navio construído em Viana

Próximo Artigo

Dois jovens detidos por tráfico de droga em Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto

Artigos Relacionados
x