Há mais uma centenária no Minho. Adelaide Emília Dantas Esteves, natural de Cerveira mas já há muitos anos residente em Famalicão, celebra, esta sexta-feira, 100 anos. Com uma “memória ímpar”, é autónoma e continua a alimentar o seu grande “vício”: comer chocolate.
- Anúncio -
Adelaide Esteves nasceu no dia 28 de janeiro de 1922, na freguesia de Candemil, concelho de Vila Nova de Cerveira.
Durante a sua vida esteve radicada em diferentes pontos do país, fruto da atividade profissional do seu falecido marido, que era agente da PSP.
Desde há muitos anos que mora em Famalicão, no centro da cidade. O seu marido era o “saudoso” chefe Salvador Esteves, da PSP de Famalicão, falecido há mais de 40 anos.
“Com uma memória ímpar, autónoma no seu quotidiano, caminha e alimenta-se perfeitamente sozinha. Até faz ‘inveja’ ver alguém atingir tão bonita idade e em tão bom estado físico e mental”, refere a O MINHO fonte da família.
Praticamente desde que nasceu o seu filho mais novo, já lá vão mais de 60 anos, que “nunca teve necessidade de se deslocar a um médico ou a um hospital”. Contam-se pelos dedos duma mão uns raros episódios de deslocações de médicos a casa, apenas quando surgia alguma gripe mais forte ou algo parecido. “E sempre após grande insistência da família, pois para ela está sempre tudo bem”, reforça.
Não toma nenhuma medicação, ainda consegue ler e escrever, vê televisão, está sempre a par de todas as notícias do dia-a-dia e o seu grande “vício” é comer chocolate.
Tem três filhos, oito netos e cinco bisnetos, todos vivos.
“Completar um século de vida é pertencer à História do mundo de uma forma mais profunda, autêntica e rara. Hoje, a nossa querida familiar alcança essa grande meta e não poderíamos estar mais felizes. Parabéns por celebrar 100 anos querida mãe, sogra, avó, bisavó e amiga”, conclui a família.