A ponte para a alta velocidade que irá ligar Valença e Tui (Galiza) será a maior da Península Ibérica.
Segundo o jornal Faro de Vigo, a nova travessia ferroviária terá 4.324 metros entre Tui e Valença, que superarão, portanto, a ponte que cruza o rio Guadalete em El Portal (3.221 metros), na linha Sevilha-Cádis.
De acordo com a mesma fonte, esta notícia chega uma semana depois de o Ministério dos Transportes espanhol ter lançado a licitação do estudo entre O Porriño e a fronteira portuguesa.
No novo caderno de encargos, lançado por 968.000 euros, estão indicadas as larguras previstas da plataforma ferroviária, as seções para passagens superiores e inferiores em estradas, bem como as inclinações do terreno.
“Excelente notícia”
Em declarações a O MINHO, Xoán Mao, o secretário-geral do Eixo Atlântico (EA) do Noroeste Peninsular, instituição que agrega 39 autarquias portuguesas e galegas, considera que “é uma excelente notícia que corrobora o que temos vindo a afirmar e todas as questões que temos vindo a levantar”.
“E, mesmo que seja verdade que há alguns atrasos que nos preocupam, especialmente na entrega do estudo informativo prévio do primeiro tramo Vigo-Porriño, o certo é que, já sendo público traçado do ponte, isso significa que as três partes em que se divide a linha até Portugal já estão desbloqueadas”, afirma.
Xoán Mao salienta que “Portugal tem preparado tudo a tempo, até Braga já tem tudo perfeitamente orientado”, o que significa que está “desbloqueado todo o processo”.
Agora, acrescenta, é necessário “monitorizar os períodos de execução” para que a obra não atrase e esteja concluída no “horizonte de 2030 a 2032”.
A linha de alta velocidade entre Lisboa e Vigo, que contempla estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, Braga, Ponte de Lima e Valença, será complementar à Linha do Minho, entre o Porto e Vigo.