Um grupo de cerca de duas dezenas de voluntários juntou-se, no domingo, numa ação de limpeza e sensibilização na Lagoa do Esturranha, em Viana do Castelo, um “paraíso secreto” que ficou viral na rede social TikTok e agora é muito frequentado durante os dias de calor.
A ação, liderada pela Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo, promoveu a recolha de lixo na zona “sem interpelar diretamente os banhistas e promovendo a sensibilização pelo exemplo”.
Em comunicado enviado a O MINHO, o grupo cívico, que contou com um voluntário com apenas seis anos, refere que esta iniciativa insere-se num “conjunto de esforços da população para defender o equilíbrio ambiental da Esturranha”.
“No entanto, os desafios superam a capacidade de resposta local”, lamenta o grupo que conta com uma imagem com a inscrição “Porquê?! A Esturranha não tem que ser assim”.




















Por isso, e devido à “gravidade da situação”, com deposição de lixo no local e estacionamento indevido, a autarquia vai avançar com “pedidos formais de intervenção” junto de autoridades competentes, nomeadamente, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, DRCNF – Agência Portuguesa para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, GNR e PSP.
O grupo lembra que, ao longo do verão do ano passado, foram realizadas diferentes ações de sensibilização por um grupo de moradores, com o apoio da junta de freguesia, mas “o cenário continua”.
“A ausência de infraestruturas adequadas, como zonas de estacionamento e contentores de resíduos, aliada ao comportamento negligente de alguns frequentadores, tem gerado consequências graves, nomeadamente, o estacionamento perigoso junto à Estrada Nacional 305, a acumulação de lixo nas margens e espaços envolventes, o risco ambiental para o ecossistema do rio e da qualidade da água e o impacto negativo na qualidade de vida dos residentes locais”, lê-se na mesma nota enviada a O MINHO.
Como O MINHO noticiou, aquele espaço que conta com uma lagoa com água cristalina no rio Âncora tornou-se um ‘inferno’ de lixo e estacionamento caótico desde o último verão após ter viralizado no TikTok.
Ainda ontem, domingo, quase uma centena de carros estavam estacionados indevidamente no local.