É de Viana e tem uma fortuna de 411 milhões. Jorge Mendes é o 35.º mais rico de Portugal

Empresário subiu dois lugares no ranking da Forbes
Foto: DR

Jorge Mendes, natural de Darque, Viana do Castelo, é o 35.º português mais rico, de acordo com o ranking da revista Forbes, estando o património do empresário desportivo avaliado em 411 milhões de euros.

Fundador da empresa Gestifute, criada em 1996, Jorge Mendes ficou conhecido por agenciar muitos dos maiores futebolistas do mundo, com destaque para Cristiano Ronaldo.

De acordo com a Forbes, citada pelo Jornal Económico, dados de 2022 mostram que o lucro do grupo liderado por Jorge Mendes duplicou face a 2021, tendo atingido os 32,7 milhões de euros, enquanto o EBITDA da holding chegou aos 44 milhões de euros.

Jorge Mendes já tinha entrado no ranking do ano passado, tendo ficado no 37.º lugar, com uma fortuna estimada em 373 milhões de euros.

Carreira

Enquanto jogador, Jorge Mendes, natural de Darque, em Viana do Castelo, representou o Vianense e ainda jogou nos Amadores de Caminha, no Lanheses e no Neves, onde terminou a carreira de futebolista.

Antes, tinha representado o Clube Petrogal, em Lisboa, onde fez toda a formação e começou nos seniores, e o Sanjoanense.

Segundo a Wikipedia, nasceu em Darque, Viana do Castelo, mas cresceu em Lisboa, no bairro da Petrogal, empresa onde o pai era funcionário. A mãe, doméstica, faleceu em 2009, o mesmo ano em que perdeu o irmão mais velho.

De acordo com a mesma fonte, recebeu o primeiro salário aos 18 anos, tendo trabalhado a fabricar e a embalar gelados. Vendia chapéus, flutuadores e cestos de vime, feitos à mão pela mãe na praia da Fonte da Telha, perto da Costa de Caparica e jogava futebol na equipa da Petrogal.

Aos 21 anos, foi jogar a médio esquerdo para o Vianense, mas seis meses depois abriu um clube de vídeo em Viana do Castelo com a ajuda do irmão, que lhe emprestou mil contos (cinco mil euros).

No Lanheses, de acordo com a mesma fonte, resolveu fazer uma proposta aos dirigentes locais: jogava de borla, mas a publicidade estática, inexistente no clube, ficava para ele.

Depois geriu o Luziamar, complexo turístico de restaurantes, bares e discotecas.

Abriu ainda uma casa noturna em Caminha, onde conheceu o jogador que iria a ser o seu primeiro cliente, Nuno Espírito Santo. Fundou a Gestifute em 1996 e geriu as carreiras de colossos do futebol como José Mourinho e Cristiano Ronaldo.

Agente do Século e cidadão de honra em Viana

Em 2020, foi distinguido com o troféu de Agente do Século nos Globe Soccer Awards, que consagraram também Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do século XXI.

Já em 2016 tinha recebido o título de cidadão de honra de Viana do Castelo pelos “notáveis serviços prestados ao desporto a nível nacional e internacional”.

A proposta, apresentada pelos vereadores do PSD e aprovada por unanimidade, sublinhava o facto “de, enquanto jogador de futebol, Jorge Mendes ter vestido a camisola do Sport Clube Vianense e do Lanheses e de ter iniciado a sua atividade empresarial em Viana do Castelo, obtendo a sua primeira licença FIFA nesta cidade”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados