Esta foto veio do ‘fundo do baú’. Quando Jorge Mendes ainda era jogador de futebol em Viana

Representava na UD Lanheses
Foto: Adriana Quintas

É uma fotografia retirada do ‘fundo do baú’, mais precisamente da época desportiva de 1994/1995. Jorge Mendes, globalmente conhecido por ser agente desportivo, era então jogador da União Desportiva de Lanheses (UDL), da Associação de Futebol de Viana do Castelo, na altura a disputar a III Divisão – Série A.

O ‘tesourinho’ foi resgatado e partilhado nas redes sociais por Adriana Quintas, numa publicação para promover uma angariação de fundos do clube de Viana do Castelo com o objetivo de comprar uma câmara VEO Sports para “gravar jogos, analisar o desempenho das equipas e jogadores, e transmitir ao vivo os jogos da sua equipa, tudo em tempo real”.

“Na UDL já passaram muitos atletas e treinadores alguns reconhecidos a nível nacional. Temos lutado e trabalhado com muito afinco e com esforço quase sobrenatural para recolocar este clube do nosso coração na rota da competência e do reconhecimento de outrora. Para isso contamos contigo, com o teu apoio, com a tua ajuda, com a tua crença. Queremos fazer mais e melhor, queremos elevar o nosso clube mas precisamos de ti. Apoia a nossa iniciativa de adquirir uma câmara VEO Sports para podermos analisar jogos e performances de forma mais eficiente e para podermos transmitir jogos em direto. Com a tua ajuda, acredito que conseguiremos”, escreve Adriana Quintas.

Na página da campanha de ‘crowdfunding‘ lançada pela UDL pode ler-se que o objetivo é angariar “999 euros para a câmara” e “300 euros para o suporte e despesas mensais adicionais para implementação e criação do departamento”.

Assim, “a UDL procura melhorar significativamente a qualidade dos seus serviços para a temporada 2024/2025 e anos seguintes”.

Carreira

Enquanto jogador, Jorge Mendes, natural de Darque, em Viana do Castelo, representou o Vianense e ainda jogou nos Amadores de Caminha, no Lanheses e no Neves, onde terminou a carreira de futebolista.

Antes, tinha representado o Clube Petrogal, em Lisboa, onde fez toda a formação e começou nos seniores, e o Sanjoanense.

Segundo a Wikipedia, o fundador da Gestifute, que agencia muitos dos maiores futebolistas do mundo, nasceu em Darque, Vianan do Castelo, mas cresceu em Lisboa, no bairro da Petrogal, empresa onde o pai era funcionário. A mãe, doméstica, faleceu em 2009, o mesmo ano em que perdeu o irmão mais velho.

De acordo com a mesma fonte, recebeu o primeiro salário aos 18 anos, tendo trabalhado a fabricar e a embalar gelados. Vendia chapéus, flutuadores e cestos de vime, feitos à mão pela mãe na praia da Fonte da Telha, perto da Costa de Caparica e jogava futebol na equipa da Petrogal.

Aos 21 anos, foi jogar a médio esquerdo para o Vianense, mas seis meses depois abriu um clube de vídeo em Viana do Castelo com a ajuda do irmão, que lhe emprestou mil contos (cinco mil euros).

No Lanheses, de acordo com a mesma fonte, resolveu fazer uma proposta aos dirigentes locais: jogava de borla, mas a publicidade estática, inexistente no clube, ficava para ele.

Depois geriu o Luziamar, complexo turístico de restaurantes, bares e discotecas.

Abriu ainda uma casa noturna em Caminha, onde conheceu o jogador que iria a ser o seu primeiro cliente, Nuno Espírito Santo. Fundou a Gestifute em 1996 e geriu as carreiras de colossos do futebol como José Mourinho e Cristiano Ronaldo.

Agente do Século e cidadão de honra em Viana

Em 2020, foi distinguido com o troféu de Agente do Século nos Globe Soccer Awards, que consagraram também Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do século XXI.

Já em 2016 tinha recebido o título de cidadão de honra de Viana do Castelo pelos “notáveis serviços prestados ao desporto a nível nacional e internacional”.

A proposta, apresentada pelos vereadores do PSD e aprovada por unanimidade, sublinhava o facto “de, enquanto jogador de futebol, Jorge Mendes ter vestido a camisola do Sport Clube Vianense e do Lanheses e de ter iniciado a sua atividade empresarial em Viana do Castelo, obtendo a sua primeira licença FIFA nesta cidade”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Preço dos combustíveis na próxima semana

Próximo Artigo

Antigos trabalhadores dos estaleiros de Viana reencontram-se para lembrar os velhos tempos

Artigos Relacionados
x