Seguir o O MINHO

Alto Minho

Jorge Mendes distinguido com o mais alto galardão de Viana do Castelo

em

O agente desportivo Jorge Mendes vai receber, no próximo dia 20, o título de cidadão de honra de Viana do Castelo pelos “notáveis serviços prestados ao desporto a nível nacional e internacional”, anunciou esta segunda-feira a Câmara Municipal.

A atribuição deste título honorífico a Jorge Mendes e a mais seis personalidades foi anunciada em comunicado, no âmbito das comemorações do 168.º aniversário de elevação de Viana do Castelo a cidade, a 20 de janeiro.

O nome de Jorge Mendes foi proposto pelos vereadores do PSD e aprovado por unanimidade pelo executivo da capital do Alto Minho.

Na proposta, os vereadores do PSD sublinham o facto “de, enquanto jogador de futebol, Jorge Mendes ter vestido a camisola do Sport Clube Vianense e do Lanheses e de ter iniciado a sua atividade empresarial em Viana do Castelo, obtendo a sua primeira licença FIFA nesta cidade”.

Jorge Mendes, que representa o futebolista Cristiano Ronaldo e o treinador José Mourinho, foi considerado pela revista norte-americana Forbes o segundo agente desportivo mais poderoso do mundo, com 950 milhões de dólares (848,5 milhões de euros) em transações ativas envolvendo jogadores.

A autarquia vai ainda distinguir, a título póstumo, com o título de cidadão de honra, também por proposta do PSD, o antigo secretário de Estado adjunto da Administração Interna Juvenal Silva Peneda e antigo secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Juvenal Silva Peneda morreu em janeiro de 2015, tendo exercido funções na CIM do Alto Minho desde a constituição da associação que congrega todos os concelhos do distrito de Viana, entre 2008 e 2011, altura em que foi chamado a desempenhar funções no Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

Secretário de Estado adjunto do anterior ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, Juvenal Silva Peneda foi substituído em abril de 2013 na sequência do caso dos contratos ‘swap’ nas empresas de transportes públicos.

No total, entre nomes propostos pela maioria socialista, pelo PSD e pela CDU, a Câmara de Municipal de Viana do Castelo vai atribuir 32 títulos honoríficos a personalidades ligadas à cultura e ao ensino, empresas e instituições locais de várias áreas.

Populares