Vitória estreia-se a ganhar na Liga Conferência

3-1
Foto: Vitória SC

O Vitória SC estreou-se hoje na fase de liga da Liga Conferência de futebol com um triunfo por 3-1 sobre os eslovenos do Celje, que reflete a superioridade exibida contra uma equipa que eliminara os vimaranenses em 2023/24.

Num dos jogos que abriu hoje a primeira ronda da competição, a par do Basaksehir – Rapid Viena (1–2), os minhotos ditaram quase sempre o ritmo do jogo e foram perigosos em quase todas as incursões à área contrária, tendo materializado essa supremacia com golos de Samu, aos sete minutos, de Gustavo Silva (36) e Tiago Silva (62), antes de Matko (90+1) reduzir.

Os vimaranenses responderam assim à eliminação ‘sofrida’ perante o mesmo adversário, na temporada transata, na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência, e lideram, à condição, a prova de 36 equipas, cuja maioria da primeira jornada se realiza na quinta-feira.

Num reencontro entre um Vitória com quatro titulares do jogo da segunda mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência de 2023/24 e um Celje que repetiu seis titulares desse jogo que venceu em Guimarães (1-0), Kaio César quebrou a ‘monotonia’ inicial com uma jogada que originou o golo inaugural.

O extremo brasileiro avançou pela esquerda a partir da linha de meio-campo, ultrapassou três adversários e rematou, com ângulo reduzido, para defesa incompleta de Rozman, circunstância aproveitada por Samu para a recarga certeira, a valer o seu primeiro golo pelos vimaranenses.

Desfeito o ‘nulo’, o ritmo da partida continuou lento, com o Vitória a reter a bola por longos períodos, com sucessivos passes para a frente e para trás, sem mais aproximações perigosas à baliza.

Débil na hora de construir, o campeão esloveno ameaçou as redes de Bruno Varela pela única vez na primeira metade aos 33 minutos, num remate de Matko ao lado, ao ‘segundo poste’, e o Vitória respondeu de pronto, dilatando a vantagem.

No lance mais bem desenhado nos primeiros 45 minutos, Bruno Gaspar combinou com Samu e apareceu junto à linha final a cruzar atrasado para o ‘encosto’ certeiro de Gustavo Silva, um dos quatro vitorianos que ganhou a titularidade face ao jogo anterior, com o Casa Pia, para a I Liga (1-1).

Com Brnic no lugar de Juanjo Nieto após o intervalo, o atual quinto classificado da Liga eslovena procurou terrenos mais adiantados e colocou Bruno Varela à prova num remate de longe de Seslar, aos 50 minutos, mas o Vitória aproveitou as ‘clareiras’ na metade contrária do relvado para criar uma série de ocasiões até ao terceiro golo.

Depois do remate de Händel por cima, aos 54 minutos, e da dupla oportunidade de Kaio César, travada pelo guarda-redes Rozman e por Matko, aos 55, o Vitória avolumou o resultado num contra-ataque finalizado à segunda tentativa, por Tiago Silva.

Na última meia hora do desafio, a formação treinada por Rui Borges limitou-se a esperar pelas perdas de bola do Celje para avançar em velocidade para a baliza contrária, tendo ameaçado, sem sucesso, o quarto golo por Chucho Ramírez, aos 80 minutos, e por João Mendes, aos 89, antes de Matko reduzir num vistoso remate em arco nos segundos finais.

A equipa de Guimarães mantém assim um registo europeu totalmente vitorioso nesta época, com sete triunfos em sete jogos, após 20 golos marcados e um sofrido, antes de se deslocar à Suécia, para defrontar o Djurgarden, em partida da segunda jornada, marcada para 24 de outubro.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Celje, 3-1.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Samu, 07 minutos.

2-0, Gustavo Silva, 36.

3-0, Tiago Silva, 62.

3-1, Matko, 90+1.

Equipas

– Vitória SC: Bruno Varela, Bruno Gaspar, Borevkovic, Mikel Villanueva, João Miguel Mendes, Tomás Händel (Manu Silva, 76), Tiago Silva (Zé Carlos, 67), Samu (João Mendes, 76), Gustavo Silva (Nuno Santos, 67), Kaio César e Nélson Oliveira (Chucho Ramírez, 67).

(Suplentes: Charles, Miguel Maga, Alberto Baio, Óscar Rivas, Tomás Ribeiro, Manu Silva, Zé Carlos, Nuno Santos, João Mendes, Telmo Arcanjo, José Bica e Chucho Ramírez).

Treinador: Rui Borges.

– Celje: Rozman, Zec, Nemanic, Vuklisevic, Juanjo Nieto (Brnic, 46), Dulca (Kouter, 63), Seslar, Svetlin, Matko, Bobicanec (Lhernault, 63) e Kucys (Edmilson, 78).

(Suplentes: Kolar (GR), Stubljar (GR), Kouter, Lhernault, Brnic e Edmilson).

Treinador: Albert Riera.

Árbitro: Lothar D’hondt (Bélgica).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Kucys (70) e Edmilson (87).

Assistência: 10.263 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x