Morreu o primeiro presidente da Câmara de Guimarães eleito democraticamente

Edmundo Marques de Campos

Morreu, esta segunda-feira, Edmundo Marques de Campos, antigo presidente da Câmara de Guimarães, entre 1977 e 1979, tendo sido o primeiro eleito após o 25 de Abril, anunciou a autarquia.

Numa nota de pesar, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, assinala o “memorável legado” que deixou no concelho de Guimarães”.

Edmundo Marques de Campos recebera, em 2015, a Medalha de Honra do Município de Guimarães, “em sinal de reconhecimento pela ação interventiva e fundamental no desenvolvimento do concelho”.

Edmundo Marques de Campos nasceu em Arcos de Valdevez na década de 1930, por ter sido aí que sua mãe estava colocada como professora, passando a residir em Guimarães aos dois meses de idade, no seio de uma Família que tinha como referencial a memória do avô paterno, o advogado António Marques, que tinha sido vice-presidente da Câmara presidida pelo padre João Oliveira Guimarães, Abade de Tagilde, entre 1905 e 1907.

Estudou no Liceu de Guimarães e iniciou a sua vida profissional como bancário, tendo atingido funções de gerência da agência de Guimarães do então Banco Português do Atlântico, que exercia em 1975, quando foi convidado para presidir à Comissão Administrativa da Câmara de Guimarães.

Esse convite surgiu na sequência das eleições para a Assembleia Constituinte, que decorreram em 25 de Abril de 1975, as primeiras realizadas no Portugal Democrático, nas quais o Partido Socialista foi o mais votado no Município de Guimarães. Em consequência, a primeira Comissão Administrativa da Câmara Municipal, presidida pelo advogado José Augusto da Silva e nomeada pelo MDP/CDE, considerou não ter legitimidade eleitoral e solicitou a sua substituição por uma nova Comissão Administrativa a ser indicada pelo Partido Socialista e que integrou igualmente elementos do Partido Popular Democrático (PPD), a segunda força mais votada.

Edmundo Marques de Campos foi escolhido pelo PS, partido em que se filiara, para presidir a essa Comissão Administrativa. Antes, na década de 1970, para além da sua atividade profissional, tinha sido dirigente da Associação Recreativa “Convívio” e da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães, hoje Associação dos “Velhos Nicolinos”.

O mandato da referida Comissão Administrativa decorreu durante todo o ano de 1976, no final do qual tiveram lugar as primeiras eleições democráticas municipais e do poder local.

Em dezembro de 1976, Edmundo Marques de Campos foi eleito, como candidato do Partido Socialista, presidente da Câmara para o mandato 1977/1979.

Edmundo Marques de Campos não se recandidatou às eleições de 1979, por opção profissional, tendo regressado às suas funções profissionais de gerente bancário. Alguns anos mais tarde, na década de 1980, passou a residir em Vila do Conde. Manteve sempre uma forte ligação afetiva a Guimarães e participou nas várias cerimónias oficiais do Município na sua qualidade de anterior presidente da Câmara.

As cerimónias fúnebres realizam-se terça-feira, pelas 16:00, na Capela de Nossa Senhora de Fátima em Areia, Árvore, Vila do Conde.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Fiorentina é o adversário do SC Braga na Liga Conferência

Próximo Artigo

Há 600 ofertas de emprego para 'agarrar' entre terça e quarta-feira na UMinho

Artigos Relacionados
x