A rotunda que permite os acessos à circular e ao centro da cidade, localizada na zona de Infias, em São Vicente, na cidade de Braga, tem complicado a vida a alguns condutores de viaturas mais pesadas, levando a que não consigam ‘subir’ a infraestrutura desnivelada.
Esta manhã, um camião proveniente da Polónia, que trazia mercadorias para abastecer um espaço comercial de Braga, ficou retido durante cerca de 20 minutos ao tentar contornar a rotunda, chamada “Sá de Miranda”, em subida, devido ao piso.
Por ser hora de ponta, numa zona que liga diretamente ao Nó de Ínfias e aos colégios, o camionista viu-se em muitas dificuldades para poder ganhar balanço, uma vez que as filas se iam formando em ambas as faixas da estrada (EN 101).
O camionista lá conseguiu arranjar um espaço, recuou, e conseguiu subir de uma só vez, passados 20 minutos desde que ali chegou.
Se já é complicado contornar esta rotunda devido ao desnível acentuado, o facto de a estrada ser em paralelo dificulta ainda mais a condução a autocarros e camiões, sobretudo quando chove e o piso fica escorregadio.
Esta tarde, um autocarro dos TUB encontrou o mesmo problema, no mesmo local, acabando por ficar vários minutos retido até conseguir finalmente efetuar a subida.
É esperado que a intervenção anunciada no Nó de Ínfias para o próximo ano traga também alguns planos para esta rotunda, mas tudo estará ainda em estudo realizado por consultores.
A Câmara de Braga escolheu há alguns meses a Betar Consultores, após concurso público, para criar o projeto de execução do reordenamento viário do Nó de Infias e da rede envolvente, com preço de 331 mil euros e execução de 210 dias úteis.
Estima-se que o procedimento de contratação da obra de execução do projeto seja lançado no início de 2022.
Segundo a autarquia, o Nó de Infias é atualmente um dos pontos principais de congestionamento de trânsito de Braga, sendo que a intervenção tem como objetivo o reordenamento viário do Nó e da rede envolvente.
Permite a interceção da EN101 (Variante EN101/EN201) com a EN14 (Circular Norte/Variante EN14), duas vias estruturantes de ligação interregional e nacional, uma vez que permitem a ligação aos concelhos limítrofes.