A empresa municipal de lixos, água e saneamento AGERE anunciou, hoje, que a Câmara de Braga decidiu, isentar os clientes de comércio e serviços da taxa de disponibilidade de água e saneamento. E lança outras medidas como as , de reescalonamento tarifário para consumidores domésticos, e fim, temporário, dos cortes de água por falta de pagamento.
Decidiu ainda – diz o organismo – “isentar a totalidade da componente fixa do tarifário de resíduos urbanos aplicável a todos os estabelecimentos comerciais, cuja tipologia se cifre numa área de até 200 m2, bem como a redução em 25% desta mesma componente para estabelecimentos com tipologia de área superior a 200 m2”.
E, prosseguindo, esclarece: “Uma vez que as medidas anunciadas visam evitar grandes aglomerações e afluxo de pessoas, constituindo este reconhecidamente um fator de risco acrescido à estagnação da pandemia, as referidas isenções só se aplicarão aos estabelecimentos que encerrem a sua atividade neste período”.
O gestor da AGERE, Rui Morais – revela, ainda, que a Agere decidiu também implementar medidas que visam minorar os impactos financeiros, da permanência “forçada” em casa, de forma a que os clientes domésticos não sejam prejudicados pelo, mais do que provável, aumento do consumo de água. Para tal, irá reescalonar, em termos de tarifário, esse consumo adicional.
A medida – explicou – consiste em faturar esse excedente, quando comparado com consumo médio do último ano, ao valor unitário correspondente ao escalão máximo atingido num mês de consumo normal. O impacto desta medida pode chegar a um desconto de cerca de 40% do valor no consumo da água.
“Quer as isenções para o comércio, quer estes descontos para os munícipes em geral, serão de acesso automático, e que se irão consubstanciar através de créditos futuros”, assinala o administrador.
A Agere vai, de seguida, enviar aos seus clientes, toda a informação necessária, tendo em vista as referidas medidas, pelo que apelamos para que não sejam, no imediato, sobrecarregados os nossos canais de contactos, com pedidos de informação sobre as mesmas, implicando atrasos nos atendimentos de outras questões urgentes”.
“Em paralelo a estas medidas a Agere decidiu suspender temporariamente a realização de cortes de água a clientes com faturas em dívida. Para os restantes, e de forma a evitar que mais famílias entrem em situação de incumprimento perante eventuais dificuldades financeiras em resultado da pandemia, irá flexibilizar os pagamentos, sempre que seja manifestada essa necessidade”.