Orçamento Participativo Escolar leva novos equipamentos à EB 2/3 André Soares

Foto: Sérgio Freitas/CM Braga

A escola EB 2/3 André Soares inaugurou esta sexta-feira quatro novos pórticos desportivos. Este foi um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo Escolar de 2018, que visa combater o sedentarismo e estimular a actividade física e convívio saudável entre a comunidade educativa.

“É com enorme satisfação que vemos uma iniciativa que lançamos há quatro anos trazer melhorias nas escolas do concelho. O Orçamento Participativo (OP) é um instrumento que já existe em muitas cidades no qual que é dada a oportunidade aos cidadãos de ajudarem a Câmara Municipal a escolher e financiar as iniciativas ou projectos a desenvolver no território”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a inauguração do ‘Parque André Soares’.

A comunidade escolar é chamada a gerir uma parte do orçamento municipal, apresentando projectos e iniciativas que, ao serem seleccionadas podem fazer a diferença em cada estabelecimento escolar.

O projecto foi idealizado por Tiago Pinto, um ex-aluno da EB 2/3 André Soares que, desta forma, pretende ‘desligar’ as crianças do mundo virtual e dos telemóveis, para passarem a ter momentos activos e saudáveis durante o recreio.

“É este o espírito do OP, incutir nos cidadãos valores de cidadania participativa com a consciência de que todos podemos fazer a diferença. Este projecto do Tiago é a demostração dessa cidadania em prol dos outros uma vez que apresentou uma ideia e não vai usufruir dela por já não ser aluno desta escola”, enalteceu Ricardo Rio.

Também a vereadora da Educação enalteceu a participação e a adesão da comunidade educativa ao OP Escolar com o objectivo comum de construir uma escola melhor.

“A escola constrói-se com todos. Não pode haver barreiras ou fronteiras, por isso, temos que estreitar laços para resolver os problemas que, com vontade e bom senso, podem ser resolvidos”, sustentou Lídia Dias, lembrando que com o OP Escolar “estamos a criar cidadãos participativos e cada vez mais atentos ao mundo que nos rodeia”.

 
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