Braga recebe pela primeira vez “challenger” do circuito ATP de ténis

Braga entra na rota dos grandes torneios de ténis com a realização do Braga Open que arranca no próximo sábado e termina a 13 de Maio, inserido na programação da Cidade Europeia do Desporto para 2018.

Gastão Elias estará presente. Foto: COP

Gastão Elias encabeça a lista de inscritos do quadro principal do torneio inserido no ATP Challenger Tour e que trará ao court do Clube de Ténis de Braga outros tenistas de renome nacional como Pedro Sousa, João Domingues ou Gonçalo Oliveira.

Foto: CM Braga

“O Open de Braga será um hino ao ténis. Esta é uma forma de prestar tributo aos adeptos desta modalidade, trazendo a Braga os melhores tenistas a nível nacional e internacional que seguramente irão brindar os presentes com grandes partidas”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do torneio que decorreu esta quarta-feira, 02 de Maio, no Clube de Ténis de Braga.

Foto: Divulgação

De acordo com a autarquia, em nota publicada no seu site, os principais destaques vão para a presença de uma armada portuguesa composta por quatro dos cinco melhores tenistas nacionais da actualidade, assim como para a participação de três prodígios do ténis mundial pertencentes à denominada ‘NextGen’, entre eles os bracarenses Hugo Maia e Gonçalo Ferreira. O número de portugueses no quadro principal será ainda alargado, não só pela atribuição de ‘wild cards’ como pela possibilidade de outros tenistas ultrapassarem o ‘qualifying’. Frederico Silva e João Monteiro foram os dois primeiros tenistas a serem convidados para o quadro principal.

“Queremos propiciar aos bracarenses competições de grande nível nacional e internacional e no maior leque possível de modalidades. Este Open é mais uma grande competição numa modalidade com muitos praticantes e que já tem muita tradição na nossa cidade”, disse Ricardo Rio, enaltecendo o “trabalho de formação que o Clube de Ténis de Braga tem efectuado ao longo de 40 anos de actividade”.

Outro dos aliciantes deste Open é o ‘prize money’ de 50 mil dólares “algo novo para Braga e que reflecte a aposta clara na organização deste evento que se espera que crie raízes e que no futuro Braga possa continuar a acolher competições cada vez mais ambiciosas e diversificadas numa modalidade muito acarinhada em Braga”, salientou Ricardo Rio, citado na mesma nota.

Também Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, enalteceu a qualidade dos eventos que têm acontecido um pouco por todo o concelho fruto da programação da Cidade Europeia do Desporto, com eventos “para todos os gostos” e lembrando que “Braga nunca teve um evento de ténis ao nível deste torneio”.

Na apresentação, que também contou com a presença do presidente do Clube de Ténis de Braga, João Mota, a vereadora sublinhou que este evento “é a cereja no topo do bolo para esta modalidade, uma vez que vão passar por Braga quatro dos cinco melhores tenistas portugueses e grandes tenistas internacionais num quadro principal composto por atletas de 11 nacionalidades”.

No panorama internacional, destacam-se os nomes de Alex de Minaur, Felix Auger-Aliassime e Casper Ruud.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

D.A.M.A. nas Festas Antoninas em Famalicão

Próximo Artigo

Pinto da Costa às compras em Valença

Artigos Relacionados
x