Seguir o O MINHO

Terras de Bouro

107 dias a caminhar no Gerês

Há caminhadas nocturnas e um trilho das bruxas

em

Foto: DR

A 7.ª edição do Programa Anual de Caminhadas Guiadas decorrerá no Gerês até dezembro 2019. Organizado pela associação empresarial Gerês Viver Turismo, este programa conta com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, sendo operacionalizado por cinco empresas de animação turística do concelho, dotadas de guias especializados e conhecedores do território.

Durante 12 meses são 107 os dias com caminhadas, correspondendo por isso a mais de uma centena de experiências.

Para além das muitas caminhadas matinais, os possíveis interessados poderão participar em caminhadas nocturnas, na 7.ª edição do Festival de Caminhadas que se realizará nos dias 23 e 24 de março e na 5.ª edição do Trilho das Bruxas.

Pelo sétimo ano consecutivo a organização pretende evidenciar as características ímpares do Gerês para a prática de caminhadas na Natureza, com destaque para a rede de trilhos que naquele destino turístico se pode encontrar e percorrer em segurança. A promoção de um estilo de vida mais saudável em conjugação com o diversificado património natural e cultural existente continua a ser também um objectivo, assim como a potenciação do desenvolvimento económico e social do território.

Para os interessados, informação completa sobre como participar pode ser consultada em www.geres.pt, sendo que a primeira caminhada está agendada para o dia 20 de Janeiro.

Anúncio

Terras de Bouro

Prisão preventiva por violência doméstica após fim de namoro no Gerês

Em Terras de Bouro

em

Foto: DR/Arquivo

O Tribunal de Braga aplicou prisão preventiva a um homem de Terras de Bouro suspeito de perseguir e agredir física e psicologicamente a namorada, por esta ter terminado a relação, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a GNR refere que o homem, de 49 anos, foi detido na terça-feira, pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Braga.

Segundo a GNR, o suspeito “perseguia e agredia física e psicologicamente a sua namorada, de 40 anos, por esta ter terminado uma relação de namoro”.

Na terça-feira, foi cumprido um mandado que culminou na detenção do suspeito.

Presente ao Tribunal de Braga, foi-lhe aplicada prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coação.

Indiciado por violência doméstica, o suspeito foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Homem fica ferido após despiste de moto 4 na zona do Gerês

Em Carvalheira

em

Foto: O MINHO

Um homem ficou ferido esta segunda-feira após uma queda de moto 4 em Terras de Bouro. O acidente ocorreu quando a vítima seguiu no sentido descendente desde Carvalheira em direção a Chamoim, no lugar de Gradouro, perto das Águas do Fastio, na zona do Gerês.

A vítima não ficou com ferimentos muito graves e foi transportado para o Serviço de Urgência do Hospital Central de Braga.

A vítima recebeu os primeiros socorros logo no local por parte dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM baseada no Hospital Central de Braga.

O Posto Territorial da GNR de Terras de Bouro registou o acidente.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Quatro jovens estrangeiros perdidos resgatados na Serra do Gerês

Três neozelandeses e um cabo-verdiano

em

Foto: O MINHO

Quatro jovens estrangeiros, três neozelandeses e um cabo-verdiano, foram resgatados pela GNR na madrugada de hoje após se terem desorientado na Serra do Gerês, disse à Lusa a GNR de Braga.

Segundo a fonte, cerca das 22:00 de sábado os jovens – três homens e uma mulher – pediram apoio via telemóvel ao posto territorial da GNR de Terras de Bouro, por se terem afastado da trajetória que seguiam e não conseguirem orientar-se.

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

“O posto informou o CDOS [Comando Distrital de Operações de Socorro] de Braga, que ativou a equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, que procedeu ao resgate”, disse.

Conforme explicou a fonte do Comando Territorial de Braga da GNR, os jovens enviaram via ‘Whatsapp’ às autoridades as coordenadas GPS do local onde se encontravam, tendo sido localizados pelo GIPS pelas 01:00 de hoje, num local “bastante distante da estrada”.

Os jovens encontravam-se bem e a operação foi dada como finalizada pelas 04:00 da madrugada.

Continuar a ler

Populares