Esta quinta preserva o “barroco bracarense” e está em vias de ser classificada

Quinta da Torre do Enxido
Foto: CM Braga

A Câmara de Braga vai propor a classificação como conjunto de interesse municipal da Quinta da Torre do Enxido, situada na União de Freguesias de Crespos e Pousada, foi hoje anunciado.

A proposta será analisada na próxima segunda-feira, na Reunião do Executivo Municipal, que se realiza na Junta de Freguesia de Arentim.

A Quinta da Torre do Enxido é um prédio formado por um conjunto de edificações, que inclui três edifícios de arquitectura civil, destinados a habitação e serviços, um de arquitectura religiosa, um fontanário e jardim, inseridos num contexto rural.

A ermida primitiva dedicada a Santo Amaro foi instituída nos finais do século XV, tendo sido reconstruída em 1763. A capela, actualmente dedicada a Santo Amaro “O velho”, apresenta planta rectangular de uma só nave, com a sacristia em corpo adossado, constituindo, todo o conjunto, uma construção arquitectónica “tipicamente do barroco bracarense”.

Já o fontanário de São Jerónimo é uma fonte de estilo barroco, mandada edificar na década de 60 do século XVIII, por ordem do proprietário Jerónimo Dias da Mota (1707-1785), localizado no logradouro a escassos metros da Casa principal e da Torre.

Na agenda da próxima Reunião de Câmara, constam também as propostas relativas à concessão de licença de ocupação dos locais de venda na Praça – Mercado Municipal de Braga e a desafectação do domínio público municipal de duas parcelas de terreno na União de Freguesias de Merelim (São Paio), Panóias e Parada de Tibães (806m2), e também na Freguesia de Mire de Tibães (326m2).

I Festival da Juventude e concurso de arte urbana

Na área da Juventude, a autarquia destaca as as propostas do regulamento para a área alimentar do I Festival de Juventude de Braga, as normas de participação no concurso A(r)Riscar 2024, do Concurso Jovens Criadores e do pagamento de prémios do Concurso Sonhos nos Pés.

O I Festival de Juventude de Braga terá lugar nos dias 05 e 06 de Junho, no Parque Desportivo da Rodovia, e contará com uma área de ‘street food’ e outra de bebidas.

Com uma programação musical “diversificada”, o Festival trará “concertos de bandas locais e nacionais, criando um ambiente vibrante e envolvente”.

“Além disso, serão oferecidas competições e actividades desportivas variadas, incentivando a prática do desporto e o espírito de equipa entre os jovens. O Festival também dará palco às associações juvenis de Braga, destacando o trabalho e as iniciativas que promovem a cultura, a educação e a solidariedade na comunidade”, nota a câmara, em comunicada.

Já o Concurso A(r)Riscar visa premiar “projetos de intervenção de arte urbana, que serão concretizados em espaços/equipamentos municipais devidamente identificados para o efeito, bem como um contributo para a melhoria da estética visual dos espaços/equipamentos em questão, com a finalidade de atrair mais cidadãos para a prática desportiva”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Ministro das Finanças garante que IRS Jovem não “deixa nenhum jovem de fora”

Próximo Artigo

Politécnico de Viana junta Angola e Cabo Verde para debater turismo sustentável

Artigos Relacionados
x