Empresa que constrói casas de madeira investe 18,7 milhões em nova fábrica em Esposende

Foto: CM Esposende

O Grupo Kozowood, que constrói casas em madeira, vai investir 18,7 milhões na construção de uma nova fábrica em Esposende, a Otiima Industries, S.A, um investimento no valor de 18,7 milhões de euros e que prevê a criação de “dezenas de novos postos de trabalho”.

Em comunicado enviado a O MINHO, a autarquia de Esposende explica que este novo projeto dá “continuidade ao plano de investimento do Grupo Kozowood que, após a inauguração em fevereiro da primeira unidade industrial, parte agora para a construção desta segunda unidade Industrial”.

A Câmara aprovou, em reunião de executivo, a proposta de reconhecimento de interesse para o desenvolvimento local proposto pela empresa, traduzindo-se num conjunto de incentivos, nomeadamente isenção e redução de taxas e impostos.

Com o intuito de melhorar e otimizar a capacidade produtiva e dar resposta às novas exigências do mercado, a Otiima Industries, S.A vai avançar com a construção de uma fábrica de última geração para a fabricação de painéis de CLT – Cross Laminated Timber com capacidade de processamento de CLT.

Trata-se de painéis maciços pré-fabricados, indicados para construção estrutural em madeira.

“O projeto visa desenvolver e implementar uma solução industrial avançada, aplicando as melhores práticas tecnológicas e de processo disponíveis, para a produção de painéis de CLT, recorrendo principalmente a madeira disponível no território português. A empresa, constituída em 2013, pretende assim posicionar-se como um ‘player’ de referência nesta área de elevada exigência tecnológica, à escala europeia”, refere o comunicado da autarquia.

Com este investimento na criação de uma unidade em Esposende, a empresa projeta um aumento do quadro de pessoal direto, com a criação de dezenas de postos de trabalho.

Para além disso, salienta a Câmara de Esposende, a construção do edifício e respetivas infraestruturas fomentará a criação de novos postos de trabalho de forma indireta, bem como a aquisição de bens aos fornecedores locais.

“A atração de novas empresas para o concelho de Esposende, bem como o crescimento das já instaladas, é sinónimo de criação de mais emprego e maior riqueza, o que naturalmente se traduz em melhores condições de vida de toda a comunidade”, refere o presidente da Câmara, Benjamim Pereira, citado no comunicado.

Neste contexto, o autarca expressa satisfação pela instalação da Otiima Industries, S.A., notando que “é imperativo que as empresas possuam infraestruturas que permitam dar resposta e ter uma gestão eficientes dos processos produtivos, numa altura em que o setor da construção está em transformação, sendo necessárias novas metodologias de construção, a redução da pegada ecológica, a evolução dos processos construtivos, a inovação decorrente da utilização de novos materiais e processos construtivos, com especial destaque para a utilização da madeira na construção, a inovação no desenvolvimento de sistemas construtivos de assemblagem fácil, e as exigências regulamentares propostas pela Comissão Europeia a partir de 2030”.

A Câmara de Esposende salienta que “disponibiliza as ferramentas e condições que facilitam a captação de investimento relevante para o desenvolvimento económico do concelho, quer pela via da criação de riqueza, quer pela via da criação de emprego”.

“Ferramentas como o Regulamento de Concessão de Incentivos ao Investimento, disponibilizam aos investidores apoios efetivos de acordo com a sua área de negócio e estratégia de investimento e permitem ao Município contribuir para a instalação e captação de valor acrescentado, que advirá da criação de emprego, da mais-valia gerada nomeadamente em impostos pagos, bem como a divulgação do território de Esposende. Estes apoios capazes de atrair investimento privado trazem para o concelho de Esposende, mais riqueza e mais emprego, apoiando desta forma toda a comunidade”, conclui o comunicado.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Alunos provaram, gostaram e agora as refeições vegetarianas chegam a todas as escolas de Guimarães

Próximo Artigo

Parece um urso mas não é. Texugo confunde habitantes de Cerveira

Artigos Relacionados
x