Autarcas de assembleias municipais debatem em Barcelos os desafios do poder local

Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO

Os desafios e as oportunidades do poder local e a proximidade aos eleitores, sobretudo aos mais jovens, estão em debate no sábado, em Barcelos, no distrito de Braga, no IV Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM).

O congresso “será palco para reflexão e debate sobre o papel dos municípios e da juventude na construção de uma sociedade mais participativa e inclusiva. Estes são temas cada vez mais pertinentes no atual contexto político e social em que se vive, em que o diálogo e a capacidade de construir pontes e entendimentos são cruciais”, realçou o presidente da ANAM, Albino Almeida, numa nota enviada às redações.

O congresso tem início na sexta-feira à tarde, com a entrega dos Prémios ANAM a boas práticas nas assembleias municipais, a trabalhos realizados no âmbito escolar e do Prémio Dr. José Manuel Pavão, destinado a pessoas que se destacaram na promoção dos direitos fundamentais, reforço dos valores democráticos e apoio ao poder local.

Os trabalhos concentram-se no sábado, com as presenças de autarcas e académicos, a partir da sessão de abertura, pelas 10:00, com a presença prevista do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.

Durante a manhã de sábado decorrerá a mesa redonda “Juventude e Participação Política de Proximidade”, com a investigadora da Universidade de Aveiro Patrícia Silva, a jornalista da RTP Cláudia Viana, vencedora do prémio ANAM de 2023, e Brian da Silva, o mais jovem presidente de Assembleia Municipal, na Lourinhã.

Na tarde de sábado dá-se “voz” aos presidentes das assembleias municipais, que apresentarão propostas e as moções que serão votadas.

Os trabalhos terminam às 18:00, prevendo-se a presença na sessão de encerramento do presidente da Assembleia da República, João Pedro Aguiar-Branco.

Este ano são distinguidas com o Prémio “Boas Práticas” as assembleias municipais de Arruda dos Vinhos, Ílhavo, Lagoa, Lagos, Lamego, Lourinhã, Mafra, Ourém e Porto de Mós.

O prémio de trabalhos no âmbito escolar distingue os agrupamentos de escolas da Gafanha da Nazaré, do Levante da Maia, Gonçalo Mendes da Maia e do Sardoal, além da Escola Básica de Góis.

O prémio Dr. José Manuel Pavão será atribuído às jornalistas Arlinda Brandão (RTP/Antena1) e Catarina Marques (SIC) e a Catarina Silva, Delgisa Fortes e Isabel Vilaboa do Instituto Politécnico de Bragança.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Pesqueiras do rio Minho são tema de nova coleção de selos dos CTT

Próximo Artigo

Supremo rejeita pedido de Sócrates para afastar juízas da Relação

Artigos Relacionados
x