A Câmara de Vizela instalou a nova ponte pedonal que fará a ligação entre o Parque das Termas e a Marginal Ribeirinha, foi hoje anunciado.
Trata-se de uma ponte em tudo semelhante à recentemente instalada Ponte do Mourisco, uma ponte de “estética e beleza arrojada com chapa da alma recortada”, com cerca de 25 metros, representando uma “mais-valia indispensável para o desenvolvimento desta área de lazer e promovendo a fruição das pessoas entre as diferentes margens, garantindo o seu enquadramento ambiental e paisagístico”.
Em comunicado, a autarquia lembra que a construção desta ponte se insere na terceira fase de requalificação do Parque das Termas, numa parceria entre a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João.
Este é um “projeto ambicioso e global, que integra a requalificação dos dois lagos mais pequenos do Parque, a requalificação da principal entrada do Parque e dos respetivos acessos, nomeadamente das pérgulas e dos jardins, a construção desta nova ponte de ligação do Parque à Marginal Ribeirinha, a colocação de uma fonte no lago grande, assim como a continuação da colocação de nova iluminação, mobiliário urbano e a manutenção e reflorestação dos espaços verdes”.
A Câmara frisa que, apesar das intervenções efetuadas ao longo dos últimos anos, o Parque das Termas continua a “revelar carências, que urge resolver, com um projeto de requalificação mais ambicioso e global, que deverá ser concluído até ao próximo mês de junho”, numa parceria entre a Câmara Municipal, a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João e a Companhia de Banhos de Vizela.
“De destacar ainda que, desde que este Executivo assumiu funções, tudo tem feito para recuperar e valorizar o Rio Vizela, apostando na requalificação das margens e leito do rio Vizela e na recuperação, requalificação e revitalização do Parque das Termas, no sentido de os devolver a Vizela e aos Vizelenses, aumentando o número de travessias do Rio Vizela, de onde cumpre destacar a Ponte da Aliança, seis pontes e quatro travessias nos Passadiços de Vizela, a Ponte do Mourisco e agora esta nova Ponte da Marginal, e dentro em breve, a colocação de uma nova travessia pedonal entre Tagilde e Regilde (Ponte do Moleiro), em parceria com Câmara Municipal de Felgueiras”, lê-se na nota enviada às redações.