Duas freguesias de Viana vão receber investimento de 1 milhão para água e saneamento

São Romão do Neiva e Subportela
Duas freguesias de viana vão receber investimento de 1 milhão para água e saneamento
Foto: CM Valença / Arquivo

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou hoje a abertura de um concurso público, pelo valor base de 1,044.932,94 euros para ampliar as redes de abastecimento de água e saneamento de duas freguesias.

De acordo com a proposta hoje aprovada por unanimidade em reunião ordinária do executivo municipal, a empreitada está dividida em dois lotes, sendo que o primeiro, no valor 637.295,94 euros mais IVA, prevê a ampliação da rede de drenagem de águas residuais e a reabilitação da rede de abastecimento de água em São Romão do Neiva.

O mesmo tipo de intervenção está previsto no lote dois, em Subportela, que vai a concurso pelo preço base de 407.637,00 euros, mais IVA.

Em São Romão do Neiva o projeto prevê “a ampliação de redes de saneamento em 2,074 metros lineares, para servir cerca de 70 habitações”.

“Também está previsto reabilitar a rede de abastecimento de água, nesta zona, que irá beneficiar 27 habitações, projeto desenvolvido pela Águas do Alto Minho (AdAM)”, lê-se na proposta hoje aprovada.

Em Subportela, “a rede de saneamento vai ser ampliada em 1.195 metros lineares, para servir cerca de 33 habitações”, estando ainda “previsto reabilitar a rede de abastecimento de água, nesta zona, que irá beneficiar 12 habitações, um projeto também elaborado pela AdAM”.

Segundo a autarquia, “neste momento, a cobertura da rede de saneamento no concelho é de 80%”, tendo o “município o objetivo de alcançar os 85%”.

O executivo municipal adjudicou ainda, por unanimidade, a empreitada de ampliação da rede de drenagem de águas residuais nas freguesias de Alvarães e Vila Fria, num investimento de 1.096.636 euros, mais IVA e com um prazo de execução de 420 dias.

Na freguesia de Castelo de Neiva, a empreitada de ampliação da rede drenagem de águas residuais agora adjudicada representa um investimento de 291.140 euros e tem um prazo de execução de 240 dias.

O executivo municipal decidiu, por unanimidade, não adjudicar o concurso público para a construção de uma unidade de pernoita para pessoas em situação de sem-abrigo, por ter fechado deserto.

Em abril, o executivo municipal tinha aprovado, por maioria, a abertura do concurso público para a construção daquele equipamento pelo preço base de 1,998.028,45 euros, mais IVA.

De acordo com o projeto, a que a agência Lusa teve acesso, o Centro de Alojamento Temporário — Unidade de Pernoita de Viana do Castelo vai ser criado na rua dos estaleiros navais, na freguesia de Monserrate, terá 10 quartos com capacidade máxima de 20 utentes.

O novo espaço vai ser criado no edifício que funcionou como picadeiro do Batalhão de Cavalaria 9 do Exército.

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, atribuir um apoio de 285 mil euros à Associação VianaFestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo para a realização de três eventos integrados na programação cultural do concelho.

Para o Mercado dos Descobrimentos o apoio é de 40 mil euros, para o XXVII Festival Internacional de Folclore do Alto Minho 45 mil e, numa primeira fase, o executivo municipal vai atribuir 200 mil euros para a edição 2025 da Festas de Nossa Senhora da Agonia.

A autarquia aprovou também apoios no total de 600 mil euros para a realização de 69 festas e romarias do concelho.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Viana do castelo vai contrair empréstimo de 2,5 milhões porque dinheiro do prr está atrasado

Viana do Castelo vai contrair empréstimo de 2,5 milhões porque dinheiro do PRR está atrasado

Próximo Artigo
Centenas na despedida do motociclista de braga

Centenas na despedida do motociclista de Braga

Artigos Relacionados