Seguir o O MINHO

Campeonato de Portugal

Vizela e Fafe já conhecem adversários do play-off de subida à II Liga

Sorteio dos quartos de final

em

Foto: FPF

A fase de apuramento das duas equipas que vão subir à II Liga conheceu hoje o seu arranque, com o sorteio para os quartos de final da prova, realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Os únicos condicionalismos do sorteio impunham que os vencedores das quatro séries não se encontrassem nos quartos de final, bem como as equipas que disputaram a mesma série.

Na primeira mão, agendada para 25 de maio, os vencedores das séries atuam foram de casa, recebendo os adversários na segunda mão, marcada para 02 de junho.

O sorteio incluiu o Casa Pia, clube a quem o Tribunal Arbitral do Desporto deu razão no caso Ruben Amorim, decretando a devolução de seis pontos retirados pelo facto de o treinador não possuir o nível exigido.

A FPF homologou todos os resultados da primeira fase, inclusive o do Olhanense-Casa Pia, que foi interrompido aos 81 minutos devido a uma invasão de campo, numa altura em que o Casa Pia vencia por 2-1.

A responsabilidade pelo sucedido foi imputada ao Olhanense, como equipa visitada, mas, como foi agendada para o dia seguinte a conclusão do encontro, foi também aberto um processo disciplinar ao Casa Pia, por não ter comparecido para disputar o final do encontro, pelo que o Real Massamá contestou a inclusão do Casa Pia no sorteio.

Sorteio

Quartos de final

– 1.ª mão, 25 maio:

Jogo 1: Fafe (2.º séria A) – Praiense (1.º D)

Jogo 2: Lusitânia de Lourosa (2.º B) – União de Leiria (1.º C)

Jogo 3: Casa Pia (2.º D) – Sporting de Espinho (1.º B)

Jogo 4: Vilafranquense (2.º C) – Vizela (1.º A)

– 2.ª mão, 02 junho:

Praiense – Fafe

União de Leiria – Lusitânia de Lourosa

Sporting de Espinho – Casa Pia

Vizela – Vilafranquense

Meias-finais:

– 1.ª mão, 09 junho:

Vencedor Jogo 2 – Vencedor Jogo 4

Vencedor Jogo 3 – Vencedor Jogo 1

– 2.ª mão, 16 junho:

Vencedor Jogo 4 – Vencedor Jogo 2

Vencedor Jogo 1 – Vencedor Jog0o 3

A final do Campeonato de Portugal está agendada para 23 de junho (domingo).

Anúncio

Campeonato de Portugal

Adeptos do Vizela identificados por lançarem petardos em zona residencial de Braga

Merelinense-Vizela terminou empatado (2-2)

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Nove adeptos do Vizela foram identificados pela GNR, este domingo, no final do empate (2-2) em jogo a contar para a 16.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, frente ao Merelinense, em Braga.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Os adeptos lançaram dois petardos na Rua Joaquim Carneiro, nas imediações do estádio, numa zona residencial, alertando a GNR.

Os militares atuaram de imediato, com extrema rapidez e determinação, identificando os autores das infrações.

Foram levantados três autos de contraordenação por posse e utilização de artigos pirotécnico, tocha, potes de fumo, petardos e um auto de contraordenação por posse de um moinho com vestígios de estupefacientes.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Contudo, os militares do Posto Territorial da GNR de Braga, reforçados por elementos do Destacamento de Intervenção, não efetuaram detenções.

Continuar a ler

Campeonato de Portugal

Epidemia de gripe atinge metade do plantel da AD Fafe

Anunciou o clube

em

Foto: DR

Cerca de metade do plantel de futebol sénior da Associação Desportiva de Fafe, não estará apta para competir no jogo marcado para o próximo domingo por se encontrar afetada por um “surto gripal”, anunciou o clube, ao início da noite desta sexta-feira.

Em comunicado, os fafenses “atualizam” o boletim clínico do plantel, notando que “mais de metade” dos jogadores “não se encontraram aptos para realizar os dois últimos treinos antes da viagem para a Madeira”. Os minhotos defrontam, no domingo, o Marítimo B, no Funchal, para a Série A do Campeonato de Portugal.

A AD Fafe procurou adiar o jogo deste domingo, mas sem sucesso. De acordo com a SAD, “a formação madeirense respondeu a afirmar que se opõe expressamente ao pedido”, pelo que a equipa irá deslocar-se para efetuar a partida.

Epidemia de gripe

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) apontou que o pico da gripe iria ocorrer entre o Natal e a segunda semana do ano novo, uma estimativa feita com base na dispensa de medicamentos e produtos de saúde para infeções respiratórias.

De acordo com a previsão do Despertador das Farmácias, o surto da gripe vai alastrar a todo o país na primeira semana do ano. O barómeto que antecipa a atividade gripal refere que o surto vai atingir o grau 4 (elevado) na Madeira, no Algarve e num concelho do Baixo Alentejo – Almodôvar.

Segundo a DGS, a evolução da atividade gripal não é uniforme em todo o país, mas tem sempre “repercussões na procura de cuidados de saúde”.

O portal do Serviço Nacional de Saúde explica que uma epidemia de gripe é “a ocorrência de casos de gripe em número superior ao que era previsto numa determinada região ou comunidade”.

A mesma fonte vinca que, geralmente, a gripe não é uma doença muito grave, contudo, pode provocar complicações.

De curta duração (três a quatro dias), com sintomas de intensidade ligeira ou moderada e evolução benigna, a recuperação completa demora cerca de uma a duas semanas.

Nos grupos de risco (pessoas com doenças crónicas e idosos), a recuperação pode ser mais longa e o risco de problemas e complicações é maior, nomeadamente, pneumonia ou descompensação da doença de base (asma, diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal), indica a fonte.

Continuar a ler

Campeonato de Portugal

Vizela perde com Paços de Ferreira

Jogo particular

em

Foto: DR / Arquivo

O Vizela perdeu, esta segunda-feira, contra o Paços de Ferreira, da I Liga, por 0-2, com um dos golos anotado pelo reforço pacense Stephen Eustáquio, em jogo particular de futebol realizado no relvado secundário do clube da I Liga.

Eustáquio, médio cedido até ao final da temporada pelo Cruz Azul, do México, inaugurou o marcador perto do final do primeiro tempo e Murilo fez o segundo, no arranque da segunda parte, fixando o resultado final.

Além de Stephen Eustáquio, o particular contou (na parte final) com o avançado brasileiro Welthon, ausente dos últimos encontros por lesão, e com o central colombiano Miguel Quintero, não tendo sido adiantados pormenores relativamente à presença e ao futuro imediato deste jogador, que alinha preferencialmente sobre o lado esquerdo.

Adriano Castanheira, extremo contratado ao Sporting da Covilhã, da II Liga, e que de manhã realizou trabalho de recuperação com os novos colegas, um dia depois de ter alinhado no empate caseiro diante do Benfica B (2-2), falhou o jogo-treino.

Continuar a ler

Populares