Seguir o O MINHO

Desporto

Vitória Oliveira, do SC Braga, é bicampeã nacional de marcha

Atletismo

em

Foto: SC Braga

Vitória Oliveira, do SC Braga, e Sandra Silva, do Atlético Póvoa do Varzim, revalidaram hoje os títulos nacionais de marcha em 35 e 50 quilómetros, respetivamente, nos campeonatos disputados em Porto de Mós, no distrito de Leiria.

Mesmo sendo obrigada a parar quatro vezes por complicações de estômago, Vitória Oliveira voltou a ganhar em Porto de Mós, conseguindo até estabelecer uma melhor marca pessoal, retirando dois minutos ao anterior recorde: 03:09.27 horas.

A bracarense somou o segundo título consecutivo com larga margem sobre a segunda classificada nos 35 quilómetros, Sandra Silva, mas a veterana do Atlético Clube da Póvoa do Varzim “embalou” para enfrentar sozinha os 50 quilómetros, conseguindo um dos objetivos que perseguia nas últimas épocas: cortar a meta abaixo das cinco horas.

Mas foi Vitória Oliveira a levar a melhor em Porto de Mós, mesmo com o frio e perturbações gástricas.

“Levaram-me a parar quatro vezes mas, mesmo assim, senti-me bem, tentei recuperar o máximo possível e consegui bater o meu recorde pessoal por dois minutos”, explicou a atleta do SC Braga à agência Lusa.

Agora, o objetivo de Vitória Oliveira passa por tentar mínimos para os Mundiais de 2022: “Sinto-me muito bem hoje e leva-me a acreditar de que sou capaz. Sou uma atleta muito exigente comigo mesma e, por mais que o resultado seja agradável, fico sempre a pensar que consigo melhor”.

Mesmo com muito frio e sem apoio do público – devido à pandemia a prova foi disputada na zona industrial de Porto de Mós sem assistência -, Sandra Silva, 45 anos, melhorou substancialmente o seu recorde pessoal, garantindo o título nos 50 quilómetros com 04:56.49 horas.

Sandra Campos, também do Atlético Clube da Póvoa do Varzim, fechou o pódio na prova de 35 quilómetros.

deNota ainda para a prova extra de 20 quilómetros marcha, na qual Edna Barros, do Clube Oriental de Pechão, triunfou com a marca 01:35.18 horas. Duas das favoritas à vitória, Inês Henriques (CN Rio Mairo) e Ana Cabecinha (CO Pechão), não chegaram ao fim.

Classificações Femininos

– 35 km:

Individual

1. Vitória Oliveira (SC Braga), 03:09.27 horas

2. Sandra Silva (AC Póvoa do Varzim), 03:27.25.

3. Sandra Campos (AC Póvoa do Varzim), 04:17.48.

4. Joaquina Peixoto (AC Póvoa do Varzim), 04:21.15.

5. Joana Silva (AC Póvoa do Varzim), 04:47.56.

Coletiva

1. AC Póvoa do Varzim, 10 pontos- 50 km:

Individual

1. Sandra Silva (AC Póvoa do Varzim), 04:56.49 horas

Populares