O calor vai intensificar-se e trazer novamente trovoada para o Minho já amanhã, quinta-feira, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Recorde-se que os distritos de Braga e Viana do Castelo estão há vários dias sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas elevadas. Aviso, esse, que se estende, pelo menos, até às 18:00 de amanhã, dia em que os termómetros voltam a rondar os 40 graus Celsius.
Em Braga, a máxima hoje é de 35ºC mas amanhã vai subir aos 39ºC, com previsão de trovoada entre o início e o meio da tarde.

O mesmo acontece noutros concelhos do distrito de Braga, como Vila Verde, onde a previsão aponta para 40ºC de máxima, ou Cabeceiras de Basto.


Já concelhos mais litorais, como Esposende ou Viana do Castelo, além da temperatura mais amena, segundo as previsões do IPMA, estarão ‘livres’ da trovoada.


Esposende terá amanhã máxima de 27ºC e em Viana do Castelo os termómetros vão subir aos 31ºC.
Mas no interior do Alto Minho já é também esperada trovoada, além dos valores de temperatura elevada.

Como, por exemplo, em Ponte de Lima, onde a máxima será de 38ºC.
O aviso amarelo, o menos grave de três, é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior Norte e Centro durante a tarde e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental.
A previsão aponta ainda para possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.