Vitória marca nos descontos ao Arsenal e conquista primeiro ponto na Liga Europa

Grupo F
Vitória marca nos descontos ao arsenal e conquista primeiro ponto na liga europa

Um golo de Bruno Duarte ao minuto 90+1 permitiu hoje ao Vitória empatar com o Arsenal (1-1), num jogo do grupo F da Liga Europa de futebol em que poderia ter operado a reviravolta no final.

Superiores na primeira parte, com cinco ocasiões de golo desperdiçadas, os vimaranenses perderam ‘gás’ no segundo tempo e viram-se a perder aos 81 minutos, após golo de Mustafi, mas ainda tiveram tempo para empatar, num pontapé acrobático do avançado brasileiro, e para desperdiçarem duas ocasiões para o segundo.

Os portugueses continuam invictos em casa contra formações inglesas e somaram o primeiro ponto ao fim de quatro jornadas, mas seguem no quarto e último posto do grupo, podendo ser eliminados da competição já na quinta-feira, caso o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, vença o Standard de Liège, na Bélgica, enquanto o clube de Londres permanece líder, com 10 pontos.

Com quatro alterações face ao ‘onze’ do triunfo sobre o Vitória em Londres (3-2) e um novo sistema tático (3x4x3), a formação inglesa quis impor-se aos portugueses na fase inicial do desafio e quase inaugurou o marcador aos três minutos, num desvio de Martinelli, após cruzamento de Nicolas Pépé.

A turma de Ivo Vieira ‘despertou’, porém, com um potente remate de Pepê ao poste, de fora da área, ao minuto oito, e, desde então, não só equilibrou a contenda, como passou a ser equipa mais perigosa sobre o relvado até ao intervalo.

Sem se expor demasiado aos possíveis contra-ataques da equipa treinada por Unai Emery, o conjunto vitoriano atirou à baliza sempre que dispôs de espaço, com Lucas Evangelista a obrigar Emiliano Martínez a defesa difícil, aos 11 minutos, Davidson a atirar a milímetros do poste, aos 26, e Tapsoba e Venâncio a falharem cabeceamentos completamente soltos, aos 19 e 30.

O Arsenal, pelo meio, aos 23 minutos, ameaçou o golo, num cabeceamento de Holding por cima, mas terminou a primeira metade com apenas dois remates, contra 10 dos portugueses, e só começou a ‘empurrar’ o jogo para o meio-campo vitoriano na segunda parte, após a entrada do médio francês Guendouzi, aos 54.

Sujeitos a uma maior pressão dos ‘gunners’, os vimaranenses começaram a falhar mais passes e a recuar no terreno, mas mantiveram-se suficientemente organizados para negarem ao adversário a criação de oportunidades de golo até ao minuto 63, quando Mustafi cabeceou por cima após canto.

O central alemão não falhou, porém, quando dispôs de nova oportunidade na sequência de uma bola parada: o central alemão apareceu solto ao segundo poste, após livre de Pepe na esquerda, e cabeceou de cima para baixo, sem hipótese para Douglas.

A reação vitoriana demorou, mas surgiu aos 89 minutos, num remate por cima de Léo Bonatini, e assegurou o empate pouco depois, com Bruno Duarte a concluir com um pontapé acrobático, depois de Marcus Edwards cruzar e de Rochinha amortecer.

O golo motivou os pupilos de Ivo Vieira, que ainda falharam dois lances para a reviravolta: uma bola cortada por Mustafi, que rasou o poste, e um remate de Rochinha que também passou a milímetros da baliza.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória – Arsenal, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Mustafi, 81 minutos.

1-1, Bruno Duarte, 90+1.

Equipas:

– Vitória: Douglas, Víctor Garcia, Tapsoba, Venâncio, Rafa Soares, Lucas Evangelista (Bonatini, 82), Agu, Pêpê (Florent, 62), Edwards, Bruno Duarte e Davidson (Rochinha, 68).

(Suplentes: Miguel Silva, Bonatini, Rochinha, Al Musrati, André Pereira, Poha e Florent).

Treinador: Ivo Vieira.

– Arsenal: Martínez, Mustafi, Sokratis, Holding, Maitland-Niles, Ceballos (Guendouzi, 54), Willock (Lucas Torreira, 77), Tierney, Pépé, Martinelli e Saca (Lacazette, 65).

(Suplentes: Leno, Bellerín, Lacazette, Lucas Torreira, Nelson, Guendouzi e Kolasinac).

Treinador: Unai Emery.

Árbitro: Halis Ozkahya (Turquia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Mustafi (18), Rafa Soares (33) e Holding (66).

Assistência: 17.822 espetadores.

 

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Queda de trotineta no centro de braga faz um ferido grave

Queda de trotineta no centro de Braga faz um ferido grave

Próximo Artigo
Hotel de vila verde vence prémio de melhor hotel rural da europa e mediterrâneo

Hotel de Vila Verde vence prémio de melhor hotel rural da Europa e Mediterrâneo

Artigos Relacionados