Um vinho de 2,5 euros ganhou a medalha de ouro num concurso internacional. Os jornalistas de um programa televisivo decidiram testar o rigor de um concurso de vinhos, escolheram o pior que encontraram, embelezaram a garrafa e no final ganhou o prémio principal.
Os jornalistas do programa televisivo “On n’est pas des pigeons” (que significa “Não somos tontos”), do canal RTBF, contaram com a ajuda do especialista em vinho Eric Boschman, que reconheceu que “existem concursos anglosaxónicos só para fazer dinheiro”.
“A inscrição é muito cara, o transporte é muito caro, para ter medalhas que não valem nada”, apontou, citado pela revista Sábado.
Eric Boschman promoveu uma degustação de vinhos que custam menos de três euros e escolheu o pior de todos: um que custava 2,5 euros comprado num supermercado. Trocou a etiqueta, deu-lhe um novo nome -“Le Château Colombier” – e decorou-o com um logótipo de uma pomba.
O concurso escolhido foi o Gilbert et Gaillard. A inscrição custou 50 euros. O vinho seguia com a indicação de que as castas eram Côtes de Sambre et Meuse (Valónia), e, antes do envio da amostra, foi submetido a uma análise de laboratório, que custou 20 euros, para enviar informações como a taxa de álcool e açúcar.
O resultado foi uma medalha de ouro.
De acordo com a mesma fonte, o concurso também distinguiu vinhos portugueses como Casal Garcia (86 pontos), Aveleda (88 pontos) ou Montaria (88).