A Casa Peixoto, empresa de comércio de materiais de construção de Viana do Castelo, está a investir três milhões de euros num centro de logístico, com tecnologias de automatização e robótica, para expandir as vendas ‘online’, foi hoje divulgado.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a Casa Peixoto, que em 2022 “registou uma faturação acima dos 60 milhões de euros”, explicou que a ampliação do centro logístico com 15.000 metros quadrados vai criar 10 novos postos de trabalho, sendo que atualmente a empresa emprega 270 trabalhadores.
“Atualmente está em fase de execução a obra da ampliação das infraestruturas, nomeadamente através do aumento da capacidade, com a inclusão de mais 12.000 paletes às 10.000 já existentes na estrutura robotizada, com um investimento de três milhões de euros, com previsão de conclusão em julho do presente ano”, salienta a nota.
“O centro Logístico permite assegurar, facilmente, a distribuição e exportação para qualquer parte do mundo”, destaca a empresa.
Além de servir a venda em loja, o centro logístico integra o plano de expansão das vendas ‘online’ para ‘marketplaces’ nacionais e internacionais, “depois do volume de faturação naquele segmento ter crescido 50% em 2022”, refere a Casa Peixoto, sem especificar o montante em causa.
“Com um aumento de 50% no volume de faturação de vendas ‘online’ entre 2021 e 2022, a empresa prevê que o ‘e-commerce’ represente cerca de 3% do volume de faturação em 2023. Atualmente, as vendas ‘online’ representam cerca de 2% da faturação da empresa”, acrescenta ainda a empresa fundada há 47 anos e com instalações na primeira fase da zona industrial do Neiva.
Os produtos da Casa Peixoto mais vendidos no ‘e-commerce’ são das secções de “jardim, ferramentas, pintura, casas de banho, pavimentos, revestimentos e aquecimento”.
Segundo o administrador da Casa Peixoto, Luciano Peixoto, citado no documento, com o plano de expansão agora anunciado, a empresa espera “continuar a crescer e a manter-se como líder no mercado de produtos para construção e bricolage em Portugal”.
“A empresa está preparada para satisfazer a procura crescente do consumidor por uma experiência de compra ‘online’ cada vez mais customizada, oferecendo produtos de qualidade, preços competitivos e um serviço de atendimento ao cliente excecional”, referiu.
Com sede em Viana do Castelo, a empresa tem oito lojas em território nacional.
Além de uma loja em Paris, na França, a empresa exporta 10% para Moçambique, Angola e Cabo-Verde, está representada na Guiné-Conacri e, futuramente, no Senegal.