O Bloco de Esquerda reuniu, na tarde desta quinta-feira, com a direção do Agrupamento de Escolas de Monção, onde vincou “a importância da escola pública para a democracia”.
Neste encontro, a cabeça-de-lista pelo círculo de Viana do Castelo, Adriana Temporão, salientou a “necessidade de reforçar as escolas com recursos materiais e humanos, em particular para apoio às crianças com incapacidades permanentes, que têm aumentado nos últimos anos”.
A candidata pretende, dessa forma, “melhorar a qualidade do ensino e a formação escolar e cívica das crianças e jovens, que inclua terapeutas da fala e ocupacionais e psicólogo”.
A bloquista salientou ainda o “compromisso eleitoral do Bloco em repor o tempo de serviço congelado e reposicionar na carreira todos os professores em função dos anos de serviço2.
“Esta situação já poderia estar resolvida se, em 2019, o PSD e o CDS não tivessem cedido à chantagem do PS”, sublinhou a candidata.
E, lembrando a escola pública, considerou: “Valorizar os professores é valorizar a Escola Pública de qualidade, que é a garantia de igualdade de oportunidades e ascensão social. Uma sociedade justa é aquela que respeita todos os profissionais que diariamente constroem os serviços públicos”.
O Bloco de Esquerda do distrito de Viana do Castelo recorda que o “Agrupamento de Escolas de Monção tem 1.800 estudantes e 155 funcionários” e que “em breve vão avançar as obras de requalificação tão necessárias, num projeto de 4 milhões de euros”.
“Atualmente, já disponibiliza ensino articulado da música e curso de ensino secundário de Artes Visuais, em resposta à dinâmica cultural do concelho”, conclui a nota enviada à imprensa.
As eleições legislativas estão marcadas para 10 de março.