Valença inaugurou, ontem, o novo Laboratório de Experimentação e Prototipagem NOVATFE, na Rua da Oliveira, na Fortaleza.
O laboratório tem modelação e impressão 3D, máquina a corte de laser, impressoras de sublimação, plotter de corte, robótica e programação e máquinas de prototipagem.
“Está equipado com este conjunto de tecnologias, que permitem criar, prototipar e reinventar produtos”, refere a Câmara, em comunicado.
Este conjunto de equipamentos permitirão a criação de têxteis personalizados a cores e/ou em vinil t-shirts, canecas e azulejos personalizados, objetos modelados e/ou impressos em 3D, objetos em madeira e acrílico (porta-chaves, suportes, sinalética), pins personalizados, decoração de espaços, produtos de merchandising diversos e peças para otimização de processos.
Para o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, citado no comunicado, “Valença proporciona, agora, um espaço favorável ao desenvolvimento de projetos inovadores, um estímulo à concretização de ideias novas, ao empreendedorismo, à criatividade e à inovação”.
O laboratório desenvolveu-se no âmbito do projeto Nova TFE, cofinanciado pelo programa Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020 e surge enquadrado numa rede de laboratórios na Eurorregião Galiza e Norte de Portugal que procuram potenciar práticas diferenciadas e empreendedoras com metodologias não formais, ativas e inovadoras já validadas e testadas em contexto europeu.