Utentes de Valença, Monção e Melgaço já não têm de ir a Viana para consultas de endocrinologia

Saúde
Utentes de valença, monção e melgaço já não têm de ir a viana para consultas de endocrinologia
Foto: DR

Boas notícias para os utentes do Serviço Nacional de Saúde residentes em Valença, Monção e Melgaço. Começaram, no início deste mês, as consultas hospitalares de endocrinologia no Centro de Saúde de Valença, numa medida da Unidade Local de Saúde do Alto Minho para descentralizar os serviços no distrito.

A primeira consulta foi realizada a 06 de abril, pela doutora Laura Fajar, numa iniciativa que partiu do servido de endocrinologia, através de um projeto realizado já há alguns anos, e que “foi finalmente possível concretizar”.

Endocrinologia geral, obesidade e diabetes são as áreas abrangidas, com realização de primeiras consultas e também das consultas de acompanhamento, não havendo, por isso, necessidade de deslocação para o Hospital de Santa Luzia, em Viana, para esse efeito.

De acordo com a ULSAM, numa nota publicada, a dispersão geográfica do distrito agravada pela escassez de transportes públicos, impediam muito utentes de manterem um seguimento regular neste serviço.

“Por esse motivo, foram feitos contactos com a coordenadora da UCSP de Valença, Dra. Ana Barral Diéguez, com o apoio do Dr. José Luis Rodriguez (anterior coordenador da UCSP com quem foi iniciado o processo), no sentido de se criar esta linha mais simples de acesso à Endocrinologia”, justifica a ULSAM.

Dirigida por Ana Maia Silva, esta iniciativa é “mais um contributo do Serviço de Endocrinologia, no sentido de melhorar a proximidade entre Cuidados Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários (CSP) e de garantir o acesso igual a cuidados de saúde para todos os utentes da ULSAM”, conclui a mesma nota.

Conta com o apoio da direção do Departamento de Medicina e da direção do Departamento do ACeS Alto Minho e junta-se ao projeto de consultoria aos CSP que o Serviço de Endocrinologia promove desde 2018 junto de várias unidades funcionais dos CSP da ULSAM.

Pelo que é possível aferir no portal da CUF, a endocrinologia “é a especialidade médica que estuda o sistema endócrino, composto pelas glândulas de secreção interna ou endócrinas, responsável pela produção de múltiplas hormonas que, quando lançadas na circulação sanguínea, atuam na regulação do desenvolvimento e crescimento corporal e dos diferentes processos indispensáveis à manutenção da vida”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Têxtil de guimarães cresceu 19% em 2021 e vai comprar mais 30 teares industriais

Têxtil de Guimarães cresceu 19% em 2021 e vai comprar mais 30 teares industriais

Próximo Artigo
Batalha das flores regressa em maio a famalicão

Batalha das Flores regressa em maio a Famalicão

Artigos Relacionados