Universidade do Minho recebe Primeiro Congresso do Brinquedo

Nesta quinta-feira, 26 de outubro, o município de Braga recebe o 1º Congresso do Brinquedo Português, realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, prosseguindo na sexta-feira e sábado na Casa do Conhecimento de Vila Verde.

O evento é uma parceria entre o Museu dos Biscainhos/DRCN, que possui a principal coleção de brinquedo português, com o Centro Interpretativo do Brinquedo – ADOL, em Vila Verde.

O congresso inicia às 10:20, e terá a participação dos presidentes da câmara municipal de Braga e Vila Verde, Ricardo Rio e António Vilela respetivamente, do Diretor Regional de Cultura do Norte (DRCN), António Ponte, o reitor da UMinho, António M. Cunha e o presidente da assembleia-geral do Centro Interpretativo do Brinquedo (ADOL), José Mota Alves.

O congresso inclui 35 intervenções sobre as várias facetas do brinquedo, como os achados lúdicos de Bracara Augusta, os jogos setecentistas da Grande Lisboa, os brinquedos medievais muçulmanos, as casas de bonecas, as bonecas de trapos, os divertimentos de barro ou as marionetas e outras formas animadas.

A organização pretende chamar a atenção de investigadores e interesses para elevar esta área como Património Cultural e Imaterial.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados