Sessões aquáticas para grávidas em Vila Verde e Terras de Bouro

Artigo de Ana Catarina Bastos e Ana Paula Carvalho
Sessões aquáticas para grávidas em vila verde e terras de bouro
Foto: DR

Ana Catarina Fernandes e Sá Bastos

UCC de Terras de Bouro da ULS Braga

Ana Paula Milhazes Carvalho

UCC de Vila Verde da ULS Braga

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) oferece às grávidas de Vila Verde e Terras de Bouro um programa de exercício físico em meio aquático, reconhecendo os inúmeros benefícios dessa prática durante a gravidez.

 Os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica desempenham um papel fundamental na gestão de cuidados, promovendo a saúde, prevenindo doenças e educando as mulheres sobre a importância de manter-se ativas na gravidez e no pós-parto. A gravidez é uma fase de profundas mudanças físicas e emocionais, que implicam adaptações para desenvolvimento do bebé. Nesse contexto, o exercício moderado em meio aquático destaca-se por reduzir o impacto nas articulações, melhorar a circulação sanguínea e proporcionar uma sensação de leveza devido à flutuação. A água oferece vantagens como a diminuição do peso corporal em 50%, além de facilitar movimentos e posturas que seriam difíceis em terra firme, contribuindo para a redução de edemas(inchaços), melhora a circulação, aumento da capacidade respiratória, além de promover maior consciência corporal, equilíbrio, relaxamento e bem-estar.

Estas sessões também incentivam a participação do parceiro, fortalecendo o vínculo familiar. Os benefícios incluem redução da fadiga, maior relaxamento, controle da respiração, melhora na qualidade do sono e maior interação social entre grávidas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Durante o parto, a prática de exercícios fortalece a musculatura, facilitando o parto vaginal, reduzindo dores e esforço, além de diminuir a necessidade de cesarianas ou partos instrumentados. Vários estudos indicam que essa preparação também favorece uma recuperação pós-parto mais rápida. A Organização Mundial da Saúde recomenda que grávidas e mulheres no pós-parto realizem, pelo menos, 150 minutos de atividade física aeróbica moderada semanalmente, incluindo exercícios de fortalecimento e alongamentos leves, ajustando a rotina conforme o nível de atividade prévia.

No entanto, antes de iniciar qualquer programa aquático, é importante avaliar a saúde da grávida e seu nível de atividade física, para garantir uma rotina segura e adequada. Os depoimentos de quem participa do programa mostram como essa prática traz bem-estar: “Fazer preparação para o parto na piscina é voltar a sentir-se leve. É uma sensação de alívio de peso instantânea”.

Enquanto profissionais de saúde autónomos, os Enfermeiro(a)s Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica comprometem-se a contribuir para a melhoria das condições de acesso equitativo a cuidados de saúde de qualidade e risco controlado.

As UCCs de Vila Verde e Terras de Bouro oferecem, em parceria com os respetivos municípios, a possibilidade de grávidas e casais frequentarem sessões aquáticas, utilizando as piscinas municipais de Vila Verde, Terras de Bouro e Gerês. Outras UCCs da ULS de Braga têm desenvolvido projetos que visam promover o exercício físico em meio aquático, encontrando-se em fase de operacionalização.

Procure, junto dos Enfermeiro(a)s Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da sua área de residência, cuidados especializados e seguros, de forma a construir famílias saudáveis que são a chave do futuro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Documentário do politécnico de viana ganha prémio no japão

Documentário do Politécnico de Viana ganha prémio no Japão

Próximo Artigo
Custos de construção de habitação nova sobem 3,8% em março

Custos de construção de habitação nova sobem 3,8% em março

Artigos Relacionados