Já foi lançado em Famalicão o minifoguete experimental da UMinho

No Parque da Devesa
Já foi lançado em famalicão o minifoguete experimental da uminho
Foto: Rui Dias / O MINHO

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) lançou, esta sexta-feira, a partir de Famalicão, um minifoguete experimental, com 1,20 metros, que inova na propulsão sólida e no sistema de eletrónica e sensores da direção do voo.

O minifoguete descolou por volta das 15:00, no Parque da Devesa.

“O motor do foguete usa uma formulação específica de propelente, composta por um oxidante, um combustível e uma carga retardadora, otimizando a combustão, melhorando o desempenho do sistema e gerando o impulso necessário para assegurar a descolagem e o controlo de altitude de voo”, explicou Joaquim Carneiro, do Departamento de Física da Escola de Ciências da UMinho, na quarta-feira.

Vídeo: Rui Dias / O MINHO

O projeto é coordenado pelos docentes Joaquim Carneiro e Manuel Filipe Costa e pelo investigador Iran Rocha Segundo. Os alunos envolvidos são Bianca Marcelo e Leandro de Freitas, da licenciatura em Física, Orlando Lima e Nathalia Hammes, do doutoramento em Física, todos da UMinho, e José Cardoso, do curso técnico de Eletrónica, Automação e Comando da Escola Profissional CIOR, em Famalicão.

Foi construída uma célula de carga de baixo custo, para medir o impulso total da câmara de combustão e a força propulsora máxima do motor.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Raposa ferida resgatada na ecovia de barcelos

Raposa ferida resgatada na ecovia de Barcelos

Próximo Artigo
Leão xiv já foi convidado para visitar fátima

Leão XIV já foi convidado para visitar Fátima

Artigos Relacionados