Unidade Local de Saúde de Braga ganha prémio por projeto pioneiro de investigação clínica

BRAGAFirst
Foto: DR / Arquivo

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga foi distinguida com um Prémio de Investigação pelo projeto BRAGAFirst, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ULS, que integra o Hospital de Braga e dois Agrupamentos de Centros de Saúde, considera que “esta conquista representa o reconhecimento da criação da PBRN BRAGAFirst, que visa apoiar projetos de criação e desenvolvimento de estruturas de apoio à investigação clínica em cuidados de saúde primários”.

De acordo com a mesma fonte, o projeto BRAGAFirst tem como principal objetivo promover a excelência nos cuidados de saúde primários (CSP), através de investigação clínica e epidemiológica baseada na prática, com um enfoque multidisciplinar e alinhado com as reais necessidades dos cidadãos e da comunidade, assim como dos prestadores de cuidados de saúde.

Entre as suas áreas de atuação destacam-se: análise da situação de saúde na ULS Braga, criando uma base sólida para a priorização da investigação e a identificação de necessidades não satisfeitas nos principais programas de saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS); estratificação da população pelo risco no SNS, possibilitando intervenções preventivas, personalizadas e mais adequadas ao bem-estar individual; potenciação da capacidade resolutiva dos Cuidados de Saúde Primários, reforçando o diagnóstico e o seguimento de doenças crónicas e melhorando a eficiência e acessibilidade aos cuidados de saúde.

O projeto também aposta na translação do conhecimento científico para a prática clínica, na incorporação de soluções digitais em saúde e no envolvimento dos cidadãos para melhorar a qualidade e os resultados dos cuidados prestados.

“A PRBN BRAGAFirst desempenha um papel fundamental na melhoria contínua dos cuidados de saúde primários, integrando a investigação e a prática clínica, promovendo a colaboração e a inovação e assegurando melhores resultados em saúde. Este prémio é um incentivo ao trabalho colaborativo e ao compromisso da nossa instituição com a excelência e a inovação”, refere Cláudia Bulhões, médica da USF Vida+ da ULS Braga e diretora da PBRN, citada no comunicado.

A PBRN BRAGAFirst é uma rede colaborativa que integra profissionais de saúde da ULS Braga, investigadores, académicos e parceiros estratégicos: o 2CA-Braga, o Centro de Medicina Digital P5 e o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados