Unidade de retaguarda em Viana do Castelo já tem oito doentes

Capacidade do hospital “estável”
Unidade de retaguarda em viana do castelo já tem oito doentes
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) disse hoje que a capacidade do hospital de Santa Luzia está “estável”, após a transferência de oito doentes para a unidade de retaguarda de Viana do Castelo.

“A capacidade está estável. Já esteve pior. Hoje de manhã, a situação estava bem, mas a evolução da doença é sempre imprevisível. Nesta altura, há vagas quer na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), quer na enfermaria destinada aos doentes covid”, afirmou à agência Lusa Franklim Ramos.

O presidente do conselho de administração da ULSAM destacou a importância da abertura, na quinta-feira, da Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) instalada no centro cultural de Viana do Castelo, e que atualmente acolhe oito doentes.

“As transferências de doentes para a EAR estão a ajudar-nos porque estão a libertar camas. Deixam-nos mais confortáveis, com uma reserva de camas para podermos trabalhar melhor, e sem necessidade de abrir mais camas [para doentes infetados pelo novo coronavírus]”, explicou Franklim Ramos.

Segundo o responsável, os doentes transferidos para aquela estrutura “apresentam condições para ter alta hospitalar”.

“Em circunstâncias normais, já estariam em casa, caso tivessem apoio familiar ou outro apoio social”, referiu.

Contactado pela Lusa, o presidente da comissão distrital da proteção civil de Viana do Castelo, Miguel Alves, adiantou que os primeiros cinco doentes foram internados no sábado, sendo que hoje a EAR acolhe oito pessoas.

Na quinta-feira, na abertura daquele espaço, Miguel Alves adiantou que a EAR tem 30 camas preparadas, mas pode crescer até às 120 camas.

“No limite, se tivéssemos uma situação de absoluta rutura, de catástrofe, que não prevemos, o espaço está preparado para acomodar 200 pessoas”, sustentou o socialista, que é também presidente da Câmara de Caminha.

A EAR foi instalada em abril pela Câmara de Viana do Castelo.

Inicialmente esteve prevista a sua desativação no final de outubro, mas, entretanto, a Câmara de Viana do Castelo e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) decidiram prolongar o seu funcionamento devido ao aumento de casos de covid-19 na região.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Rede expressos opera no fim de semana prolongado mas com ajuste de horários

Rede Expressos opera no fim de semana prolongado mas com ajuste de horários

Próximo Artigo
Funeral de vítor oliveira realiza-se quinta-feira em matosinhos

Funeral de Vítor Oliveira realiza-se quinta-feira em Matosinhos

Artigos Relacionados