Dezenas de trutas foram encontradas mortas no troço do rio Neiva, em Panque, concelho de Barcelos, sem que se consiga perceber quais os motivos que levaram a tal desfecho, uma vez que a água se encontra a correr límpida e outros peixes nadam livremente sem sinal de debilitação.
O MINHO captou algumas fotografias, entre ontem e hoje, de várias trutas, de diferentes tamanhos, que boiam mortas junto à margem do rio, 500 metros a montante do Parque de Lazer de Panque, em Barcelos.
António Neves, presidente da Junta de Panque, disse não conhecer a situação, após contacto do nosso jornal, mas assegurou que a água corre límpida – e com muitos peixes – na zona do parque fluvial, até porque se encontrava nesse local quando falou com O MINHO.
“Os peixes estão aqui a nadar, impecáveis, não é normal essa situação, mas pode estar ligado à pesca furtiva ou utilização de químicos para pescar, porque não estou a identificar qualquer tipo de poluição visível”, adiantou.
O MINHO também esteve no local e confirmou que não havia sinal vísivel de poluição, pese embora as dezenas de peixes mortos.
O MINHO confirmou que não foi ainda feita qualquer queixa no serviço ambiental da GNR.