Poucas semanas depois de vencer o Festival Eurovisão, os Kalush Orchestra venderam o troféu por cerca de 838 mil euros. A banda ucraniana angariou os fundos e vão reverter para as Forças Armadas do país, no contexto da guerra com a Rússia.
O dinheiro da venda do microfone de cristal será usado para comprar o sistem aéreo não tripulado PD-2, que inclui três aeronaves e uma estação de controle.
A venda aconteceu enquanto a banda estava a realizar um concerto de caridade em Berlin. Oleh Psiuk, um dos membros da banda, pediu para que as pessoas não se habituem com a guerra.
“Acho que deveria estar sempre nas primeiras páginas, até que a paz chegue”, disse Psiuk.
A música vencedora do Eurovisão, Stefania, foi escrita em homenagem à mãe de Psiuk, mas letras emotivas como “Eu sempre caminharei até você por estradas quebradas” foram reinterpretadas como um grito de guerra.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A ofensiva militar causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.