Têm lotação de 61 lugares, autonomia para mais de 250 quilómetros e em vez de retrovisores têm câmaras que serão os ‘olhos’ dos motoristas. Estas são algumas das características dos novos 12 autocarros totalmente elétricos dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) que anteontem entraram em funcionamento. No total, são já 43.
Além das características já mencionadas, os novos autocarros têm chassis ‘low floor’, ou seja as portas ficam ao nível do passeio; ar condicionado; portas USB para os passageiros carregaram o telemóvel; e ar condicionado.
“Penso que são autocarros que vão servir perfeitamente a nossa cidade e os nossos munícipes”, sublinha Teotónio dos Santos, administrador dos TUB, em declarações a O MINHO.
Estes novos 12 veículos concluem um investimento global de 31 milhões de euros, dos quais 18 pagos integralmente pelos TUB, nos últimos seis, que resultaram na aquisição de 43 autocarros elétricos e 25 a gás natural.
Para já, não está prevista a aquisição de mais viaturas elétricas, uma vez que não há linhas de financiamento abertas. “Neste momento, não há mais nenhuma linha de apoio. Estamos em ‘stand by’ à espera que possa surgir mais alguma coisa. Acabámos de concluir o 3.ª aviso do POSEUR [Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos]”, explica Teotónio dos Santos.
Os novos autocarros vão permitir “melhorar a oferta” dos TUB.
As primeiras linhas a serem melhoradas serão as 40 e 41, já na segunda-feira.
Nos dias úteis a frequência passa para 20 minutos e aos fins de semana para 30 minutos.
“É mais um passo no ecossistema que queremos implementar de mobilidade mais sustentável”, conclui Teotónio dos Santos.