Braga: Concurso de 4,4 milhões para ‘desacelerar’ variante do Fojo

2.ª fase das obras
Braga: concurso de 4,4 milhões para 'desacelerar' variante do fojo
Foto: CM Braga

A Câmara de Braga vai lançar a segunda fase da requalificação da Variante do Fojo, orçada em cerca de 4,4 milhões de euros e focada na desaceleração das velocidades praticadas atualmente, foi hoje anunciado.

Segundo a autarquia, “a intervenção será feita numa extensão de 2.400 metros, compreendida entre a passagem desnivelada junto ao hotel Meliá e a rotunda de S. Pedro”.

Em comunicado, a Câmara de Braga lembra que “a Variante do Fojo constitui um importante eixo de entrada/saída de tráfego automóvel de veículos ligeiros e pesados no perímetro urbano da cidade, apresentando-se como uma via de circulação contínua e intensa, justificando a necessidade premente de intervenção”.

A proposta de intervenção “procura a desaceleração das velocidades praticadas atualmente, prevendo-se a introdução de vários instrumentos dissuasores dessas práticas”.

“A Variante do Fojo encontra-se cada vez mais urbanizada, fazendo a ligação do centro da cidade a várias áreas residenciais, comerciais e empresariais. É, por isso, essencial, que a composição do seu perfil reflita estas funções de forma equilibrada. Para responder adequadamente às funções locais, é essencial que o espaço apresente condições para a circulação em velocidade lenta, com maior segurança para todos os modos, sobretudo para os modos mais vulneráveis, como é o caso do pedonal e do ciclável”, sustenta a vereadora Olga Pereira.

Ao nível da circulação pedonal, o projeto “prevê a substituição da passagem superior por uma travessia ao nível dos passeios, dando assim plena resposta à necessidade de constituir percursos pedonais de qualidade, confortáveis e acessíveis a todos”.

“Além dessa, prevê-se a inserção de seis novas travessias niveladas com os passeios, totalizando assim oito pontos de atravessamento.  As vias, duas em cada sentido, passarão a ter 3.20 metros de largura e será introduzida uma faixa ciclável em cada sentido”, prossegue a autarquia.

Outra das componentes do projeto é “a inserção de locais de embarque e desembarque de transportes públicos desenhados de forma a disporem das melhores condições de todos os utilizadores, mas especialmente dos que dispõem de mobilidade reduzida”.

“Para a área da rotunda da Força Aérea, e tendo em conta a sinistralidade registada naquele local, serão adotadas medidas especiais. Assim, além da sobrelevação à cota do passeio de toda a plataforma da rotunda, o projeto inclui também o redesenho da rotunda da Força Aérea abandonando o seu atual formato oval e adotando o formato circular”, conclui a autarquia.

 
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