Traficantes de cocaína apanhados em Ponte da Barca causam grande aparato em Viana

400 quilos estavam dissimulados num contentor de fruta
Julgamento com fortes medidas de segurança. Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Fortes medidas de segurança marcaram a primeira sessão do julgamento de seis arguidos de nacionalidade portuguesa, espanhola, colombiana e dominicana, suspeitos de serem os responsáveis por uma operação de tráfico de droga que culminou num armazém de fruta, em Ponte da Barca.

Esta manhã, a PSP cortou a Avenida dos Combatentes, desde o início da avenida junto ao tribunal até ao Montepio, para a chegada da carrinha celular, acompanhada de batedores armados com metralhadoras. Este forte aparato obrigou a adiar o início do julgamento em quase uma hora.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Em causa está o julgamento desencadeado pela “operação Alçapão”, da PJ, que acompanhou um contentor com cocaína em estado puro até chegar a um armazém localizado em Vila Nova de Muía, em Ponte da Barca, carregado num camião. Os suspeitos foram detidos e encontram-se em prisão preventiva, entre os quais a pessoa que alugou o armazém, e residia em Vila Verde.

Ponte da Barca: Comerciante de fruta detido com milhões de euros em cocaína

Fundo falso

Conforme noticiou O MINHO em primeira mão, cerca das 06:00 horas do dia 04 de março de 2020, os inspetores da Polícia Judiciária solicitaram auxílio dos Bombeiros de Ponte da Barca para uma abertura de porta, no local onde foi encontrada a droga.

Os bombeiros foram munidos de ferramentas típicas de desencarceramento, mas não se tratava de uma porta e sim de um contentor de um camião aparcado dentro das instalações alvo da operação anti-tráfico.

Com recurso a rebarbadoras, cortaram o fundo do contentor, percebendo-se no imediato que existia um “segundo compartimento”. Debaixo de uma camada de esferovite que dividia um fundo do outro, os próprios bombeiros encontraram dezenas de fardos suspeitos.

Cocaína pura apreendida em Ponte da Barca valia 30 milhões na venda a retalho

Após análise dos inspetores, foi confirmado que o conteúdo dos pacotes era cocaína. Foram encontradas dezenas de fardos, com um peso de quase 400 quilos, no valor de milhões de euros em preço de mercado.

O MINHO sabe que o contentor iria sair para um destino internacional europeu, via terrestre.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Suspeitas no negócio

O comerciante acabou por levantar algumas suspeitas por não lhe serem conhecidos grandes negócios de venda de fruta, todavia, continuava a importar a mesma e a encher os armazéns com bananas e abacaxis.

Há relatos na região de que o homem, que residia em Vila Verde, tinha por hábito oferecer caixas de frutas a quem conhecia. Uma casa luxuosa e uma carrinha topo de gama acabaram por incrementar ainda mais as suspeitas da PJ, que pediu mandados de busca e detenção para esta operação.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Na primeira sessão de julgamento, os arguidos remeteram-se ao silêncio.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados