Seguir o O MINHO

Desporto

Tóquio2020: Jorge Fonseca conquista primeira medalha para Portugal

Judo

em

Foto: Twitter

O judoca Jorge Fonseca acabou de conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos na categoria de -100kg, após vencer o canadiano Shady Elnahas. É a primeira medalha para Portugal nas olimpíadas Tóquio 2020.

Após derrota na meia-final frente ao sul-coreano Cho Go-hum com um wazari, no combate pela medalha de bronze, o judoca, número dois do ranking mundial, venceu o adversário canadiana com um wazari a 30 segundos do final.

O judoca Jorge Fonseca a 25.ª medalha do deporto português em Jogos Olímpicos. Depois de dois títulos mundiais, os primeiros da história do judo português, e uma medalha de bronze em Europeus, o atleta do Sporting, que no Rio2016 tinha sido 17.º, garantiu a sua primeira medalha olímpica, ao pontuar para waza-ari a 30 segundos do fim.

Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 13 de bronze, três das quais no judo, por Telma Monteiro (-57 kg) no Rio2016, e Nuno Delgado (-81 kg) em Sydney2000, e, agora, Jorge Fonseca em Tóquio.

“Estou feliz. Trabalhei para o ouro, não foi possível, consegui o bronze e agora é trabalhar para o próximo. Trabalho todos os dias para o ouro. Quero mais, quero ser o melhor de todos os tempos do desporto nacional”, disse o atleta, em declarações à RTP, no final da conquista.

“Quero agradecer a todos os portugueses que me apoiaram. Esta medalha dedico à Adidas e Puma, porque me disseram que eu não tinha capacidade para ser representado por eles. Já fui bicampeão do mundo, terceiro nos Jogos Olímpicos, qual o estatuto que mais preciso para ser patrocinado pela Adidas e Puma?”, critica o atleta olímpico.

“Orgulho para o nosso país”

O Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Sporting congratularam hoje o judoca Jorge Fonseca pela conquista da medalha de bronze na categoria de -100 kg dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, a primeira da comitiva lusa no Japão.

“Jorge Fonseca é medalha de bronze. Parabéns Jorge! É a primeira medalha de Portugal nesta edição dos Jogos Olímpicos”, pode ler-se na página do COP, no Twitter.

Na mesma rede social, o Sporting, clube que o judoca representa, também assinalou a conquista: “O nosso leão conseguiu a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos.”

Rivalidades à parte, Benfica, FC Porto, SC Braga e Vitória SC fizeram questão de felicitar Jorge Fonseca, o mesmo sucedendo com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que destacou o momento de “orgulho para o nosso país”.

Pouco depois, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através do presidente Fernando Gomes, endereçou publicamente os parabéns ao judoca.

“É mais um feito à altura da sua capacidade, trabalho e imenso talento, que muito me orgulha e a todos os portugueses”, escreveu Fernando Gomes, em nota publicada no site oficial da FPF, deixando igualmente “uma palavra especial de reconhecimento” ao treinador Pedro Soares, ao Sporting, à federação de judo e à Missão Olímpica lusa, considerando que todos “ajudaram a valorizar o desporto nacional e a elevar, mais uma vez bem alto, o nome do nosso país”.

Da mesma forma, as federações portuguesas de andebol e de ciclismo felicitaram o atleta luso, através de publicações nas redes sociais.

Notícia atualizada às 13h44 com mais informação.

Populares