Tony Carreira levou multidão à loucura em Ponte da Barca

Romaria de São Bartolomeu
Tony carreira levou multidão à loucura em ponte da barca
Foto: Romaria S. Bartolomeu

Milhares de pessoas acorreram esta noite de quarta-feira à Romaria de São Bartolomeu, em Ponte da Barca, para ver Tony Carreira. Inserido nas maiores festas do concelho, o concerto durou mais de uma hora com o cantor a interpretar o repertório que construiu ao longo das décadas, cujas músicas a multidão sabia de cor.

Além das famílias ali reunidas, vindas de todos os cantos do Minho, e com um público maioritariamente feminino, houve também quem não se envergonhasse de ser homem e gostar do músico, mostrando-o na fila da frente, com direito a cartaz e tudo.

Mas é na noite de 23 para 24 de agosto que Ponte da Barca vive o seu momento mais aguardado. Conhecida como a Capital das Rusgas Populares, a vila é tomada pelo espírito da Romaria de S. Bartolomeu, onde as ruas se enchem de rusgas populares.

Ao som das concertinas, o estalar das castanholas sob as luzes coloridas das iluminações, a tradição ganha vida. O mote secular “O diabo anda à solta!” ecoa, lembrando que nesta noite toda a diversão é permitida. No Largo do Urca, a exuberante “roda” de danças populares gira sem parar até o romper da aurora, unindo pessoas de todas as idades num só ritmo.

No dia 24 de agosto, os barquenses e visitantes preparam-se para a Majestosa Procissão a S. Bartolomeu, que percorre as ruas da vila, encerrando as festividades com a solenidade que o Santo merece.

A Romaria termina à meia-noite com o espetacular “fogo do rio”, que ilumina o céu e marca o fim de mais uma edição da festa.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mais uma mulher ferida após cair numa cascata do gerês

Mais uma mulher ferida após cair numa cascata do Gerês

Próximo Artigo
Incêndio em arcos de valdevez foi dominado durante a noite

Incêndio em Arcos de Valdevez foi dominado durante a noite

Artigos Relacionados