Seguir o O MINHO

Futebol

“Temos plantel para jogar em qualquer sistema”

Artur Jorge

em

Foto: SC Braga

Declarações após o jogo SC Braga-Desportivo das Aves (4-0), da 30.ª jornada da I Liga de futebol, disputado no sábado, em Braga.


Artur Jorge (treinador do SC Braga): “Era importante ganhar este jogo, fomos competentes e demos uma grande demonstração de respeito por nós próprios e pelo adversário, pela forma séria com que encarámos o jogo. Vitória bem conseguida, que mostra o valor que esta equipa tem. Quero valorizar a conquista destes três pontos, esse era o foco mais importante hoje [sábado].

Quero realçar a estreia de dois jovens atletas da formação [Fabiano e Sanca], utilizámos cinco atletas formados no Braga, sendo que tínhamos oito na lista de 20. É o momento, proporcionou-se, as oportunidades surgem para quem as merecer e aproveitar. É um processo de continuidade. São dois jogadores em quem acreditamos, o Fabiano teve uma prestação muito boa, o Sanca também tem potencial, são elementos a ter em conta no plantel.

A segunda parte foi melhor, na primeira parte sentimos alguma ansiedade, nos primeiros 15/20 minutos a equipa não se conseguiu ligar na sua plenitude. Ao intervalo, tentei passar mensagem de serenidade e calma, sabíamos que o golo podia aparecer a qualquer momento, importava ter serenidade na tomada de decisão e manter a mesma dinâmica. Com o primeiro golo, as coisas tornaram-se mais simples, era importante não lidar com o lado emocional dos jogadores na adversidade e para isso foi importante não sofrer golos, esse também era um objetivo para hoje [sábado].

É um momento diferente, foi a concretização do trabalho, estou muito satisfeito, sei que temos adeptos que vivem muito o clube e que também estão muito satisfeitos.

Gostei de todos os atletas e da sua participação no jogo. Todos têm um papel importante, ser protagonista depende sempre deles. Temos plantel para jogar em qualquer sistema e hoje [sábado] tivemos uma resposta muito positiva [no formato 4x4x2], que abre boas perspetivas para o que resta da época”.

Nuno Manta Santos (treinador do Desportivo das Aves): “Houve duas partes distintas, na primeira o Aves equilibrou o jogo, embora com maior ascendente do Braga, fomos saindo em transições, que podíamos ter definido melhor, mas a pressão e a ansiedade tiram capacidade nesses momentos.

A segunda parte resume-se logo no primeiro minuto, num lance de bola parada sofremos um golo e depois torna-se muito complicado reagir. Em 10 minutos, estávamos a perder por 2-0 e esta equipa, quando sofre um golo, sente muito, parece que perde energia, os jogadores começam a olhar mais para o relvado do que para o jogo. Por mais que eu motive, tem que haver automotivação. Até ao fim da época quero compromisso, caráter e respeito.

Há muito mais pressão agora do meu ponto de vista para o Aves, porque os jogadores querem mostrar-se, os meios de comunicação social querem ver a reação do Aves, se já atirou a toalha ao chão, se continua a disputar os jogos, há a pressão perante a estrutura. Eu motivo os jogadores com discursos ou frases, mas mais do que isso tem que vir de dentro a motivação”.

Anúncio

Futebol

Gil Vicente contrata avançado ao Wolverhampton

Futebol

em

Foto: DR (Arquivo)

O avançado português Boubacar Hanne assinou por três temporadas com o Gil Vicente, abandonando a equipa sub-23 dos ingleses do Wolverhampton, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol.

“O futuro é agora. Boubacar Hanne junta-se aos gilistas unidos!”, lê-se numa nota publicada pela formação de Barcelos nas redes sociais.

O extremo, de 21 anos, formou-se em Paços de Ferreira e integrou os quadros do Wolverhampton nas últimas três épocas – tendo evoluído um ano ao serviço dos espanhóis do Jumilla -, mas sem nunca se estrear pela formação de Nuno Espírito Santo.

Boubacar Hanne é o terceiro reforço anunciado pelos minhotos, que oficializaram na quinta-feira a chegada dos médios Antoine Léautey, recrutado aos franceses do Chamois Niortais, e Kanya Fujimoto, emprestado pelos japoneses do Tokyo Verdy.

O Gil Vicente oficializou o treinador Rui Almeida como sucessor de Vítor Oliveira, que conduziu os ‘galos’ a uma campanha tranquila na I Liga em 2019/20, culminada na 10.ª posição, com 43 pontos, 10 acima da zona de despromoção, numa época marcada pelo regresso administrativo à elite, a partir do Campeonato de Portugal, após o ‘caso Mateus’.

Continuar a ler

Futebol

Liga dos Campeões retomada 149 dias depois, com Lisboa no ‘horizonte’

Futebol

em

Foto: Twitter / UEFA

A Liga dos Campeões de futebol é hoje retomada, quase cinco meses depois da suspensão, devido à pandemia de covid-19, com Juventus, Lyon, Manchester City e Real Madrid a lutarem por duas vagas na fase final, em Lisboa.

Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado em 11 de março, a prova ‘milionária’ está de regresso ao fim de 149 dias de ausência, com dois jogos da segunda mão dos ‘oitavos’: Juventus-Lyon e Manchester City-Real Madrid, ambos às 20:00 (hora de Lisboa).

Recém-consagrada campeã italiana pelo nono ano seguido, a Juventus, do português Cristiano Ronaldo, entra em desvantagem no duelo, depois de Lucas Tousart ter anotado o único tento da vitória da formação francesa, por 1-0, em 26 de fevereiro.

Nesse mesmo dia, o Manchester City, dos portugueses Bernardo Silva e João Cancelo, bateu por 2-1 o Real Madrid, com Kevin de Bruyne e Gabriel Jesus a darem a volta ao golo inaugural de Isco.

Os vencedores destas duas eliminatórias vão defrontar-se nos quartos de final da Liga dos Campeões, em 15 de agosto, no Estádio de Alvalade, que vai acolher os jogos da fase final da prova, juntamente com o Estádio da Luz.

Na inédita ‘final a oito’ da principal competição europeia de clubes estão já Atalanta, Leipzig, Atlético de Madrid e Paris Saint-Germain, que superaram Valência, Tottenham, o campeão europeu Liverpool e o Borussia Dortmund, respetivamente, nos oitavos de final.

No sábado, ficará definido todo o quadro dos quartos de final, depois dos encontros Bayern de Munique-Chelsea (3-0, na primeira mão) e FC Barcelona-Nápoles (1-1).

Continuar a ler

Futebol

Famalicão contrata jovem defesa central ao Benfica

Futebol

em

Foto: SL Benfica (Arquivo)

O Famalicão contratou o jovem defesa central Alexandre Penetra, internacional por Portugal nas categorias de sub-15, sub-16 e sub-18, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol.

“É muito prestigiante iniciar o meu trajeto enquanto sénior no FC Famalicão. É reconhecidamente uma equipa que disponibiliza todas as condições para os jovens jogadores se valorizarem no futebol português”, regozijou-se o futebolista, de 18 anos.

O atleta, que se revelou “ansioso” para poder iniciar os trabalhos no seu novo clube, desvinculou-se do Benfica, cujos escalões jovens tinha representado nas últimas seis épocas.

Alexandre Penetra começou a carreira na Escola de Futebol os Pestinhas, depois representou a Casa do Benfica de Viseu e daí transferiu-se para as ‘águias’.

Continuar a ler

Populares