Teatro invade ruas de Ponte de Lima

A partir de quinta-feira
Foto: Teatro Diogo Bernardes / Arquivo

O Município de Ponte de Lima e a Associação Cultural “Unhas do Diabo” vão promover mais uma edição do RUARTE – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima, entre quinta-feira e domingo.

O VI Festival de Teatro de Rua – RUARTE terá início na quinta-feira com uma arruada pelo Grupo de Bombos “Unidos de Cepões”, a partir das 19:00, pelas ruas do centro histórico de Ponte de Lima. Seguindo-se o espetáculo de abertura “Um Noivado no Dafundo”, de Almeida Garrett, pela Associação Cultural Unhas do Diabo, pelas 21:30, no Largo de Camões.

“Junto às praias do Dafundo, uma casa de pasto, da qual Ezequiel, seu dono, tanto se orgulha, acolhe a celebração do casamento da filha do Sr. Pantaleão, um rico comerciante de fazendas de Lisboa, com Augusto, o noivo “tão rico”. Madame Pantaleão, a sua esposa, deslumbrada com as modas “à francesa”, onde nunca sequer esteve, mas que o Sr. Antunes, caixeiro do seu marido, lhe dá a conhecer, assim o exigia: o casamento de Adélia e de Augusto tinha de ser celebrado bem à maneira e costumes franceses já que os portugueses não lhe convinham nada. Entre o cómico e a sátira social, o espectador é transportado para uma época em que se assistia à supervalorização de um modo de vida francês por parte dos portugueses. Partindo do provérbio “Cada terra com seu uso, cada roca com o seu fuso”, Garrett, nesta peça de um só ato, faz uma crítica ao novo-riquismo da sua época, procurando mostrar que cada terra tem a sua singularidade, assim como os seus costumes e as suas tradições. Prepare-se para uma boa dose de humor e venha saber se o casamento será à francesa ou à portuguesa”, lê-se na sinopse do espetáculo de abertura.

Toda a programação esta disponível aqui.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Histórico sindicalista de Barcelos elogia posição do PCP sobre a Ucrânia

Próximo Artigo

Hospital de Famalicão com aumento do tempo de espera devido a “anormal procura”

Artigos Relacionados
x