Conhecido como “Escadote”, Carlos Manuel Duarte Fernandes está acusado de 14 crimes, entre os quais rapto agrado, abuso sexual de criança e subtração de menor. O suspeito, de 24 anos, seduziu em março Mariana, de 13 anos e que vivia em Beira do Lima, concelho de Ponte de Lima, levando-a a sair de casa e a ir ter com ele a Aveiro.
Segundo a acusação do Ministério Público (MP), Carlos Fernandes conseguiu convencer seduzir Mariana pela rede social Facebook, levando que esta, na manhã do dia 3 de março, fosse ter com ele a Aveiro. A menor saiu de casa, apanhou autocarro até Braga e viajou de comboio até Aveiro. “Escadote”, que então havia dito a Mariana que tinha 18 anos, esperava a alegada vítima.
“Disse que queira constituir família com Mariana”, lê-se na acusação, no entanto, e segundo o processo, Mariana tinha a intenção de regressar a casa. Porém Carlos Fernandes convence a vítima a ir para Ílhavo, acabando por ocuparem uma casa abandonada.
O alarme soou em Beiral do Lima, levando a pensar-se o pior, pois Mariana nunca tinha ido para a escola e estava desaparecida. Uma semana depois a PJ de Braga conseguiu localizar o alegado raptor e a vítima menor.
Segundo fonte próxima do processo, Carlos Fernandes terá dito que “a acusação é absurda”.