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Noventa mil euros mais IVA. É este o valor que a Super Bock pagou para ser a patrocinadora oficial das Feiras Novas deste ano, em Ponte de Lima, menos 50 mil do que em 2022, revelou hoje a organização.
A descida do valor do patrocínio deve-se ao facto de aquela marca de cerveja portuguesa ter, na renegociação do contrato, perdido a exclusividade de venda dos seus produtos, o que a levou a exigir maior visibilidade no recinto da festa.
Como O MINHO noticiou, a inclusão de placards publicitários à marca de cervejas Super Bock nos arcos festivos das Feiras Novas que atravessam a ponte antiga causou grande polémica.
Em declarações ao nosso jornal, o presidente da Associação Feiras Novas e vereador da Câmara, Gonçalo Rodrigues, já tinha explicado que tal se deveu à renegociação do contrato com a Super Bock, mas agora detalha, em comunicado, todos os pormenores do processo.
O responsável salienta ainda que a publicidade da marca de cerveja não atenta “contra a dignidade do Monumento nacional e maior referência patrimonial” da vila, a qual, assim, que terminar as Feiras Novas, “regressará à normalidade”.
Afirma, ainda, que o “patrocinador oficial continuará a ter a sua imagem nas estruturas de iluminação até ao final do mandato [desta direção da associação], em 2025”.
“Não assunto”
Após a polémica, Gonçalo Rodrigues emitiu um extenso comunicado, que obteve “o aval dos restantes membros da Direção da Associação Concelhia das Feiras Novas e dos restantes elementos do executivo da maioria da Câmara Municipal de Ponte de Lima”, para esclarecer o que considera ser um “não assunto”.
Como já tinha explicado a O MINHO, o presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas diz que na “base da decisão” está “a renegociação do contrato de patrocínio, que resultou na exposição de elementos que conferem visibilidade à Super Bock, Patrocinador Principal das Feiras Novas”.
E desenvolve: “O anterior contrato, ainda que possa ter sofrido atualizações, vigorou desde longa data até ao ano em que foram realizadas as Feiras Novas de 2022. Contestado desde sempre – devido essencialmente à cláusula que garantia a obrigação da exclusividade da venda dos produtos da Super Bock, Bedidas S.A. no terrado, que no decorrer das festas concelhias é gerido pela Associação Concelhia-, foi alvo de renegociação pela atual Direção da Associação Concelhia, após a demonstração de interesse por parte da Super Bock, Bebidas S.A, em manter a sua posição de Patrocinador Oficial das Feiras Novas”.
“Devo referir que, quase a completar dois anos de mandato, esta foi a única manifestação efetiva de interesse com a qual a Direção da Associação Concelhia foi confrontada em matéria de Patrocinador Oficial das Feiras Novas, pelo que aproveito para expressar, em nome da direção, um justo e sincero agradecimento à Super Bock, Bebidas S.A. por pretender manter a sua relação de parceiro estratégico para com as Feiras Novas, viabilizando mais uma das suas edições”, sublinha.
E prossegue: “Deixando totalmente de parte as decisões do passado, que certamente foram tomadas em benefício das festas, entendeu a atual Direção da Associação Concelhia que não havia margem de negociação do futuro contrato de patrocínio envolvendo compromissos relativos a outros eventos realizados em Ponte de Lima, como o caso das Vacas das Cordas, e à obrigatoriedade da exclusividade da venda dos produtos da marca no terrado gerido pela Associação Concelhia”.
Assim, “finalizado o processo negocial”, a Super Bock “apresentou uma proposta de contrato de patrocínio, aprovada pela Direção da Associação Concelhia, que dando resposta às exigências impostas, resultou numa redução do valor do patrocínio de 140.000,00€/ano+lVA, praticado em anos anteriores, para 90.000,00€+lVA, para 2023, ou seja, menos 50.000,00€+lVA”.
“O contrato de patrocínio, após acordo entre as partes, dada a alteração substancial promovida, tem como validade as Feiras Novas de 2023, estando prevista, no final das festas, a realização de uma reunião de avaliação sobre os termos do mesmo”, pode ler-se ainda.
Patrocínio é a terceira maior receita
Apesar da “redução significativa”, Gonçalo Rodrigues salienta que “o valor do patrocínio obtido é ainda assim a terceira maior receita da Associação Concelhia, representando mais de 1/5 do valor total da receita prevista, assim como do valor total das despesas efetivas”.
“Por mero acaso, este valor coincide com o montante da despesa que já foi liquidada até à presente data no âmbito das Feiras Novas 2023”, afirma.
Tal redução, acrescenta o presidente da Associação Concelhia, “implicou, desde logo, a tomada de decisão de aumentar ao valor do aluguer do terrado, para a totalidade dos ocupantes”.
“O valor arrecadado com o terrado, incluindo o valor que se prevê obter com a cobrança associada aos parques de estacionamento deverá, para a edição de 2023, atingir e até superar o valor do subsídio atribuído pelo Município de Ponte de Lima, 180.000,00€, com a diferença do acréscimo do lVA”, esclarece.
Segundo as estimativas apresentadas, os estabelecimentos de restauração e bebidas existentes na zona alvo de cobrança serão responsáveis por cerca de 16% da receita total do terrado, enquanto os restantes 84% resultarão da cobrança do terrado a todos aqueles que se instalam no mesmo, especificamente no período das Feiras Novas.
As restantes receitas resultam das vendas da Loja Oficial e dos donativos e patrocínios de particulares, empresas e entidades.
Não há “atentado” contra Monumento Nacional
O comunicado explica que a proposta apresentada pela Super Bock “tinha como condição a colocação de estruturas de visibilidade da marca, a expensas do proponente, entre elas os elementos inseridos na iluminação decorativa da Ponte”.
Salientando o “carácter determinante do patrocínio” da cervejeira, a direção da Associação Concelhia “decidiu aceitar, após a devida ponderação, as condições impostas de modo a assegurar a contrapartida financeira proposta”.
A Associação tomou a decisão “com a plena convicção, em matéria de visibilidade da marca, sobretudo nos elementos que foram introduzidos na iluminação decorativa da Ponte, de que nada do proposto é descabido para dar a justa visibilidade ao Patrocinador Principal das Feiras Novas e, muito menos, motivador de qualquer agressão física ou atentando contra a dignidade do Monumento Nacional e maior referência patrimonial da Vila mais antiga de Portugal, a sua Ponte”.
E acrescenta: “O que motivou as primeiras publicações é resultado da simples substituição, face ao projeto de iluminação aprovado, em metade dos arcos a instalar na Ponte, da imagem da mascote das Feiras Novas, a Matilde, pela ‘carica’ da Super Bock, Bebidas, S.A, com vista a cumprir com o assumido no contrato estabelecido com o Patrocinador Principal”.
Posto de comando
Gonçalo Rodrigues considera que assim estão “evidenciadas e justificadas” as razões que levaram a colocar as “caricas” da Super Bock na iluminação da Ponte, mas que a polémica “não impacta no que é realmente determinante para o sucesso das Feiras Novas 2023, designadamente no que respeita à qualidade do programa, à segurança, à prestação de socorro e à imagem das festas e do território”.
E, por isso, assinala que “este será o primeiro ano em que teremos um Posto de Comando, nas instalações da Expolima, bem como a primeira vez em que vão ser pré posicionados meios no ‘coração’ das festas, em determinados dias e momentos considerados críticos, para diminuir o tempo de resposta e aumentar a eficácia perante os pedidos de prestação de socorro e auxílio”.
“Em acréscimo, a titulo de exemplo, está garantido o aumento do efetivo de segurança; optou-se por não vender terrado no Passeio 25 de Abril, junto à Ponte, com o intuito de garantir o escoamento de todos quantos procurem entrar nas festas por esta via, especialmente no decorrer do Cortejo Etnográfico e antes/após as sessões de fogo de artifício; e teremos ao dispor mais duas baterias de instalações sanitárias”, reforça.
Até 2025
Gonçalo Rodrigues termina o comunicado transmitindo “aos Portugueses em geral, porque a Ponte é Monumento Nacional e, em particular, aos Pontelimenses e a todos aqueles que nutrem um carinho especial por Ponte de Lima, que findas as festas e removidas as habituais estruturas de iluminação nela instaladas, onde se incluem as ‘caricas’ da Super Bock, a Ponte regressará à normalidade, imponente e majestosa como sempre e, cada vez mais plena na sua integridade e com maior destaque do que era habitual, em resultado das mais recentes ações levadas a cabo pelo Município de Ponte de Lima no que respeita à sua proteção e valorização”.
O responsável diz ainda que o comunicado “terá validade até às Feiras Novas de 2025, ano em que deverá terminar o primeiro mandato desta nova Direção da Associação Concelhia”.
E justifica: “Perante este episódio, creio que a inserção de elementos de visibilidade nas estruturas de iluminação decorativa da Ponte será uma das contrapartidas solicitadas, na matéria em causa, por aquele que venha a constituir-se como o Patrocinador Principal das Feiras Novas. Apesar da eficácia da solução proposta pelo Patrocinador Principal das Feiras Novas 2023, a visibilidade alcançada até ao momento foi extremamente ampliada na sequência das primeiras publicações sobre o pretenso desrespeito ao Monumento Nacional. Poderá ser assim até 2025, claro está, enquanto for possível e permitido à Associação Concelhia, iluminar a nossa tão querida e respeitada Ponte”.