Super Bock na Ponte Velha gera controvérsia nas Feiras Novas de Ponte de Lima

Estalou a polémica em Ponte de Lima e vem aromatizada com cerveja. A inclusão de placards publicitários à marca de cervejas Super Bock nos arcos festivos das Feiras Novas que atravessam a ponte antiga não caiu nada bem a algumas personalidades políticas do concelho, que recorreram às redes sociais para manifestar a sua indignação. O presidente da Associação de Festas, em declarações a O MINHO, desvalorizou as críticas e explicou que faz parte do processo de renegociação com a marca.

Foto: O MINHO
Foto: O MINHO

Jorge Silva, antigo vereador do município, diz que não deve valer tudo, considerando a colocação de publicidade nos arcos da Ponte Velha como uma situação “inadmissível”.

“A Associação Feiras Novas presidida pelo Município de Ponte de Lima foi absorvida por uma marca de cerveja, fazendo de um Monumento Nacional o palco do negócio. Assim não, não pode, nem deve valer tudo”, escreveu nas redes sociais.

Filipe Amorim, líder local do PSD, afirmou não gostar porque que não lhe parecia bem: “As Feiras Novas não são nem podem ser tomadas de assalto por uma marca de cerveja”.

Ovídio de Sousa Vieira, antigo diretor do Teatro Diogo Bernardes, e figura cultural de relevo no concelho, fala mesmo em “prostituição”, “qual galdéria aproveitadora de euros sem honrar quaisquer tipos de valores, todos sabemos há imenso, independentemente de pseudo-cegueiras”.

Para Sousa Vieira, “prostituir a ponte medieval e romana exige que os responsáveis sejam submetidos a exames psiquiátricos com extrema urgência e, consequentemente, internados para tratamento”.

E termina: “A qualquer mente sã não seria admissível a ideia quanto mais aquilo que, para vergonha da prostituta Ponte de Lima, estamos a testemunhar”.

O MINHO contactou Gonçalo Rodrigues, presidente da Associação Feiras Novas, e este desvalorizou a situação, indicando que a publicidade na ponte faz parte da renegociação do contrato com aquela marca que é a principal patrocinadora do evento.

“Nós solicitamos que deixasse de haver exclusividade dos produtos da marca, mas em contrapartida pediram-nos maior visibilidade no espaço, algo a que acedemos”, explicou, detalhando que foi aproveitada a iluminação na ponte para substituir, em algumas das circunferências, a figura da mascote da festa pelo logotipo da Super Bock.

O também vereador na Câmara de Ponte de Lima (CDS) desvalorizou as críticas, apontando-as como um “não assunto”, sublinhando, no entanto, que os anúncios não foram ali colocados propositadamente para ferir susceptibilidades, mas sim porque era o local onde existia melhor aproveitamento para o efeito.

A edição deste ano das Feiras Novas arranca na quarta-feira com cerca de mil tocadores de concertina.

Notícia atualizada com retirada do cargo apontado a Jorge Silva (PS), uma vez que já não o exerce.

 
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