Subir o Bom Jesus a respirar por uma palhinha

Santuário do Bom Jesus do Monte. Fonte: DR

A Associação RESPIRA desafia “quem tiver fôlego” a subir o escadório do Bom Jesus de Braga, no domingo, com o nariz tapado e a respirar por uma palhinha numa ação de sensibilização sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

O dia escolhido para o desafio, 31 de maio, “não foi inocente”, uma vez que se assinala Dia Mundial Sem Tabaco.

“A ideia é desafiar quem acha que tem fôlego a subir o escadório, interminável, do Bom Jesus com uma mola a tapar o nariz, própria, não será uma mola da roupa, e a respirar pela boca através de uma palhinha. É uma simulação das dificuldades respiratórias que sofre quem padece de DPOC”, explicou a responsável pela associação

Segundo Luísa Soares Branco, “muito poucos” conseguirão chegar ao Santuário, no cimo do escadório.

“Duvido mesmo que alguém consiga chegar ao final do primeiro lance de escadas. Mas um doente com DPOC, já no quarto estádio da doença, que é muito debilitante, não chega sequer ao quarto degrau”, apontou.

Alias, referiu, “esta é uma doença que debilita quem a tem ao ponto de impedir de trabalhar e sair de casa porque causa uma constante sensação de falta de ar, de força”.

Este não é um desafio desportivo, mas “uma chamada de atenção pelo choque” para a doença e “principalmente” uma ação de informação.

“O nosso objetivo é alertar para o comportamento de risco. Principalmente o tabagismo. Por exemplo, 80% dos doentes de DPOC são antigos fumadores. É um número muito relevante”, salientou.

A “subida” começa às 11 horas. “Para a maior parte às 11,05 já terminou”, prevê a médica.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x