Seguir o O MINHO

Futebol

Sporting vence Santa Clara com mais um golo de Jovane Cabral

31.ª jornada

em

O Sporting venceu hoje o Santa Clara, por 1-0, em jogo da 31.ª jornada da I Liga de futebol, numa partida em que Jovane Cabral voltou a ser decisivo, ao marcar o golo da vitória.


Com este desfecho, os ‘leões’ voltam aos triunfos, depois de na última jornada terem averbado um empate frente ao Moreirense, e aumentam para seis os pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, que ainda hoje joga em Paços de Ferreira.

Já o Santa Clara continua sem vencer em Alvalade e acumulou a terceira derrota consecutiva na Liga portuguesa, depois dos desaires nas jornadas anteriores frente a Boavista e Marítimo.

Numa primeira parte jogada em ritmo lento, o primeiro lande de algum perigo surgiu ao minuto 14, com Sporar a desperdiçar o 1-0. Jovane Cabral bateu um livre em jeito de remate, o esloveno meteu a cabeça à bola, mas com a baliza escancarada acabou por falhar o alvo.

Bem organizado, o Santa Clara espreitava o ataque com precisão e, num desses lances, Thiago Santana fez balançar as redes ‘leoninas’. No entanto, o lance acabou anulado, porque o brasileiro estava adiantado aquando do cruzamento de Rafael Ramos.

Aos 41 minutos esteve perto de acontecer aquele que certamente seria o golo mais caricato da jornada: João Afonso e Marco desentenderam-se, o guarda-redes tentou bater na frente, mas Sporar intrometeu-se, a bola rechaçou no avançado e, com o guarda-redes fora da baliza, saiu ao lado.

A fechar o primeiro tempo, Thiago Santana quase fazia a festa em Alvalade, e desta vez era mesmo a valer: o brasileiro respondeu de cabeça a um cruzamento milimétrico de Lincoln e a bola saiu a rasar o poste da baliza de Maximiano.

Depois de uma primeira parte jogada a meio gás, o início da segunda parte manteve a mesma toada e só aos 65 minutos o perigo voltou a rondar uma das balizas, com Zaidu Sanusi a aparecer frente a Maximiano, na sequência de um livre marcado da direita, mas a atrapalhar-se e a atirar desajeitado para fora.

O Sporting parecia estar à espera de um estímulo e o golo inaugural do encontro chegou logo depois, aos 67 minutos, por Jovane Cabral. Em resposta a um cruzamento de Wendel, o extremo ‘leonino’ esticou-se e com o pé esquerdo fez o sexto golo esta época.

Aos 71, Jovane Cabral ficou menos bem na fotografia e faltou-lhe a crença que teve no lance do golo. Já dentro da grande área, depois de assistência de Nuno Mendes, o cabo-verdiano teve muita cerimónia na hora do remate e permitiu o corte de Fábio Cardoso.

Com o avançar do cronómetro, e o acumular das substituições, o jogo voltou a perder fulgor: o Santa Clara, mais com o coração do que com a cabeça, procurou o empate até final, e o Sporting, temeroso pela vantagem de apenas um golo, resguardou-se e acabou por carimbar mais uma vitória na era de Rúben Amorim.

Anúncio

Futebol

Baraye regressa ao Gil Vicente por empréstimo do Parma

Mercado de transferências

em

Foto: DR

O extremo Yves Baraye vai jogar no Gil Vicente, da I Liga portuguesa de futebol, até ao final da época 2020/21, novamente por empréstimo dos italianos do Parma, tal como na época passada, anunciou hoje o clube minhoto.

“Benvindo de volta à fortaleza gilista, Baraye”, lê-se na página oficial do Gil Vicente na rede social Facebook, que informa ainda que o acordo tem validade por um ano.

O extremo senegalês, de 28 anos, apontou três golos em 28 partidas oficiais durante a temporada 2018/19, que valeu um 10.º lugar no campeonato aos barcelenses.

Formado nos franceses do Marselha e nos italianos da Udinese, Baraye realizou toda a carreira como profissional no país transalpino antes de rumar ao Gil Vicente, tendo representado Lumezzane, Juve Stabia, Torres Cálcio, Parma, equipa em que se destacou 21 golos em 33 jogos na época 2015/16, na Série D (quarto escalão), e no Pádua.

O extremo é o 15.º reforço dos ‘galos’ para a temporada 2020/21, depois do guarda-redes Daniel Fuzato, dos defesas Joel Pereira, Souleymane Aw, Diogo Silva, Talocha e Tim Hall, dos médios Kanya Fujimoto, Leandrinho, Guilherme Mantuan e Lucas Mineiro e dos avançados Antoine Léautey, Boubacar Hanne, Miullen e Renan Oliveira.

Continuar a ler

Futebol

Vitória assegura jovem médio do Sporting

Mercado de transferências

em

Foto: Divulgação / Vitória SC

O médio Miguel Luís transferiu-se hoje do Sporting, emblema da I Liga portuguesa de futebol que representava há 11 anos, para o Vitória SC, clube que anunciou a sua contratação três épocas, com mais duas de opção.

O clube de Guimarães informou ainda, na nota publicada no sítio oficial, que passou a deter 50% dos direitos económicos do internacional português sub-21, após uma transferência que “não envolveu custos”.

O futebolista, de 21 anos, vai prosseguir a carreira em Guimarães, depois de ter cumprido quase toda a formação pelo clube de Alvalade, de ter subido à equipa B ‘leonina’ na época 2017/18, tendo realizado 15 jogos na II Liga, e de ter competido pela formação principal ‘verde e branca’ nas duas últimas temporadas.

Miguel Luís apontou dois golos em 14 jogos oficiais pela equipa principal do Sporting durante a época 2018/19, tendo participado nas conquistas da Taça de Portugal e da Taça da Liga, e perdeu espaço no plantel em 2019/20, ao contabilizar apenas sete partidas, todas realizadas entre setembro e dezembro de 2019.

Natural de Coimbra, o médio tem sido presença regular nas seleções jovens portuguesas e sagrou-se campeão europeu sub-17, em 2016, numa prova decorrida no Azerbaijão, e de sub-19, em 2018, na Finlândia.

O jogador é o 17.º reforço do Vitória SC, atual oitavo classificado da I Liga, com quatro pontos ao cabo de três jogos, no mercado de transferências em curso, que encerra hoje.

Continuar a ler

Futebol

Ola John deixa Vitória

Mercado de transferências

em

Foto: DR

O extremo holandês Ola John deixou o Vitória SC e regressou aos Países Baixos, para representar o RKC Waalwijk por uma temporada, anunciou hoje o clube do principal campeonato holandês, no seu sítio oficial.

O diretor-geral do 18.º e último classificado da Liga holandesa, sem qualquer ponto em três jogos, realçou, na nota publicada, que o agora ex-vimaranense tem “qualidades que estão para além de qualquer dúvida”.

“Estamos muito satisfeitos por termos contratado Ola John. Foi uma oportunidade que surgiu. Esperemos que ele traga valor ao RKC”, disse Frank van Mosselveld aos meios do clube dos Países Baixos.

Após duas temporadas no Minho, com um golo marcado em 45 jogos oficiais – 28 em 2018/19 e 17 em 2019/20 -, o atacante, de 28 anos, ficou fora do plantel vitoriano para a época em curso e regressou ao país natal, onde competiu pela última vez na época 2011/12, pelo Twente, tendo marcado nove golos em 50 jogos.

Ola John transferiu-se na época seguinte para o Benfica, equipa que representou com frequência nas épocas 2012/13 (42 jogos oficiais e quatro golos) e 2014/15 (quatro golos em 36 jogos).

O internacional pela seleção holandesa jogou ainda nos alemães do Hamburgo (2013/14), nos ingleses do Reading (2015/16) e do Wolverhampton (2016/17) e nos espanhóis do Deportivo da Corunha (2016/17), sempre por empréstimo das ‘águias’.

Continuar a ler

Populares